ABBA – poucos admitem, mas todo mundo adora

Relembre os sucessos do grupo que vendeu cerca de 400 milhões de discos em sua carreira

Fenômeno musical nos anos 70 e 80, o ABBA é uma das bandas de maior sucesso da história e criadora de hits que ficaram na memória, mesmo que a gente não admita isso em público.

Criado na Suécia no início dos anos 70, o grupo alcançou o sucesso mundial em 1974, com a música Waterloo, com a qual venceram o festival Eurovision de música. Com essa canção, eles atingiram o topo das paradas britânicas naquele ano, feito inédito para a banda, que era conhecida até aquela data apenas em seu país de origem.

 

ABBA canta Waterloo no Festival Eurivision, em 1974

 

Agnetha, Benny, Björn e Anni-Frid, cujas iniciais formam o nome da banda, começaram a tocar juntos em 1970, mas só formaram o grupo oficialmente em 1972. Agnetha e Björn se casaram meses antes da formação, mas os outros dois, os amigos Benny e Anni-Frid, só se apaixonaram depois, e acabaram se casando em 1978, no auge da fama do quarteto.

A partir de 1975, o ABBA emplacou um hit atrás do outro, ganhando o mundo com suas músicas com letras simples, mas arranjos vocais complexos e ritmos cativantes. O desfile de sucessos incluía Honey Honey, SOS, Mamma Mia e Fernando, sendo esta última a faixa que tornou o grupo conhecido também no Brasil.

 

Fernando, a primeira música do grupo a fazer sucesso no Brasil

Seguiram-se sucessos como Money Money Money, Knowing Me Knowing You e Dancing Queen, um dos mais lembrados hits da era das discotecas, e a primeira música do ABBA a ficar no topo das paradas americanas. Nesta fase, outras músicas fizeram grande sucesso no Brasil, como Chiquitita, Gimme! Gimme! Gimme!  e I Have a Dream.

Gimme! Gimme! Gimme!, de 1979, foi até sampleada por Madonna em sua música Hung Up

Em 1980, Björn e Agnetha se divorciaram, e isso influenciou o estilo do grupo. O álbum Super Trouper, lançado naquele ano, trouxe letras mais pessoais e melodias um tanto quanto melancólicas. É desse álbum uma das mais conhecidas da banda, The Winner Takes it All, inspirada na separação do casal.

The Winner Takes it All, aqui com tradução

O grupo se dissolveu em 1982, depois que Benny e Anni-Frid também se divorciaram. O último álbum do grupo, The Visitors, foi lançado em 81, e teve o último grande single do quarteto, One of Us, mais uma faixa inspirada nos problemas pessoas dos casais. Ainda no auge, e lotando os shows, eles decidiram interromper a carreira como um grupo, e se dedicar a projetos solo. O grupo durou oficialmente 10 anos, portanto.

Tantos sucessos, tantas músicas memoráveis geraram um projeto ousado: o filme Mamma Mia, que está completando 10 anos de lançamento este mês. O filme é baseado em uma peça de teatro e é todo costurado por músicas do ABBA. Meryl Streep e Pierce Brosnan estão no elenco desta comédia que quebrou todos os recordes de bilheteria na Inglaterra em 2008, feito que era do filme Titanic. Os quatro membros originais do ABBA compareceram à estreia do filme em Estocolmo, naquele ano. O filme terá uma continuação a ser lançada ainda este mês.

Trilha do filme Mamma Mia, que completa 10 anos em 2018.

Em 2016, eles anunciaram que vão fazer uma turnê digital a partir deste ano de 2018, e para isso se reuniram para gravar duas novas músicas, o que não acontecia desde 1982. O ABBA ainda tem fôlego pra criar canções que não serão tão facilmente esquecidas.

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s