Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Barbara Demerov Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro terá Ruy Guerra como homenageado

Com o tema "preservação e memória do audiovisual", evento será realizado de forma remota com transmissão ao vivo pela TV Cultura

Por Barbara Demerov 24 nov 2021, 11h59

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 20ª edição com o tema “preservação e memória do audiovisual”. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura no dia 28 de novembro, a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar a Cinemateca Brasileira e a produção audiovisual das últimas décadas.

O grande homenageado do GP do Cinema Brasileiro 2021 é o poeta, compositor e cineasta moçambicano radicado no Brasil Ruy Guerra, que completou 90 anos em 2021.

O evento será remoto pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia e terá a apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini.

A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar). Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema.

Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação está aberta a partir de hoje, 8 de novembro, no site da Academia, e vai até o dia 26 de novembro.

Continua após a publicidade

Publicidade