Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Seis dicas para mandar bem na preparação da São Silvestre

Faltam oito semanas para a São Silvestre, a prova mais tradicional do nosso calendário de corridas, que chega à sua 90ª edição. São mais de 27 mil corredores pelas ruas de São Paulo fazendo a festa na manhã do último dia do ano. Sim, é uma festa, é uma celebração, um desfile de fantasias, uma […]

Por Marcus Oliveira Atualizado em 26 fev 2017, 23h58 - Publicado em 5 nov 2014, 22h12
São Silvestre é uma das principais provas que rolam até o fim deste ano. Crédito: Divulgação

São Silvestre é uma das principais provas que rolam até o fim deste ano. Crédito: Divulgação

Faltam oito semanas para a São Silvestre, a prova mais tradicional do nosso calendário de corridas, que chega à sua 90ª edição. São mais de 27 mil corredores pelas ruas de São Paulo fazendo a festa na manhã do último dia do ano. Sim, é uma festa, é uma celebração, um desfile de fantasias, uma maneira de encerrar a temporada esportiva em alto astral.

+ Sete dicas para encarar as subidas na São Silvestre

+ Saiba as melhores provas de rua para participar em novembro

Ainda assim é uma corrida de 15 quilômetros que, pela dificuldade do percurso, equivale a 20 quilômetros. Portanto, amigo, tem que se preparar. Eu não aceitaria treinar uma pessoa que não está fazendo atividade física regularmente (duas ou três vezes por semana) há pelo menos dois meses, que me procurasse hoje para correr exclusivamente a São Silvestre.

Quem não está treinando não deveria nem se inscrever. É pouco tempo até a prova para sair do zero. Portanto, quem já está na luta, vamos as dicas:

Continua após a publicidade

Regularidade: mantenha a média de três treinos por semana, que devem totalizar cerca de 35 quilômetros semanais.

Ouse: suba o volume aos poucos. Até a prova, dá para fazer dois ciclos de longos: na primeira semana 12 quilômetros; na segunda, 13 quilômetros; na terceira, 15 quilômetros; e na quarta uma rodagem leve para descansar.

Trajeto: conheça o percurso da prova. Grupos de amigos e assessorias esportivas costumam organizar simulados da prova no mês de dezembro.

Temperatura: se você costuma correr à noite, tente fazer pelo menos alguns treinos pela manhã, próximo ao horário da prova (a largada acontece às 9 horas). A temperatura mais elevada desse período pode influenciar seu rendimento.

Percurso: Procure fazer pelo menos um treino semanal em percurso variado, com alguma subida, para seu corpo ir se acostumando.

Descanso: é importante que seu último treino longo seja feito de oito a 10 dias antes da prova. Na última semana, seu corpo precisa descansar.

Continua após a publicidade

Publicidade