Imagem Blog

Cine Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes
Continua após publicidade

“O Moinho e a Cruz”

Por Tiago Faria Na tela “A Procissão para o Calvário”, de 1564, o pintor flamengo Pieter Bruegel (1525-1569) imaginou um paralelo entre a via crúcis de Jesus Cristo e o sofrimento vivido pelo povo belga durante a invasão espanhola, no século XVI. A sobreposição de referências históricas e religiosas inspirou o cineasta polonês a criar […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h21 - Publicado em 6 jul 2012, 18h07

Por Tiago Faria

Pintura viva: a combinação entre artes plásticas e cinema

Na tela “A Procissão para o Calvário”, de 1564, o pintor flamengo Pieter Bruegel (1525-1569) imaginou um paralelo entre a via crúcis de Jesus Cristo e o sofrimento vivido pelo povo belga durante a invasão espanhola, no século XVI. A sobreposição de referências históricas e religiosas inspirou o cineasta polonês a criar um drama também multifacetado, que convida o público a refletir sobre as relações entre as artes plásticas, a realidade e o cinema. Com um arsenal impactante de efeitos digitais, Majewski insere os atores na cena composta por Bruegel. Simultaneamente, descreve o processo criativo do artista (papel de Rutger Hauer, de “Blade Runner”), testemunha da barbárie em Flandres. O visual, rico em detalhes e surpresas, é de encher os olhos. Tão logo o espectador se acostuma a essas nuances técnicas, no entanto, fica evidente a falta de traquejo do diretor para desenvolver personagens e diálogos, soterrados pela pompa do projeto. Ainda assim, trata-se de uma experiência singular, mesmo quando abusa da paciência da plateia. O longa foi exibido no Festival de Sundance de 2011.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
+ “O Moinho e a Cruz”: onde assistir

AVALIAÇÃO: ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.