Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Sesc Avenida Paulista apresenta exposição com bibliotecas virtuais

Sem sair da unidade, visitantes poderão ver o acervo de livros do Congresso Americano, em Washington, entre outros

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 out 2018, 19h18 - Publicado em 2 out 2018, 18h21

A partir de quarta (3), o Sesc Avenida Paulista exibe em seu quinto andar a exposição Biblioteca À Noite. Idealizada pelo dramaturgo canadense Robert Le Page e pelo escritor argentino Alberto Manguel, a mostra, com entrada gratuita, permite que os visitantes façam um passeio virtual por diferentes acervos de livros.

A experiência, com capacidade para dezenove pessoas por sessão, é composta por onze bibliotecas, divididas em duas salas. No primeiro ambiente, está a reprodução cenográfica de um dos acervos de Manguel. O lugar, que não existe mais,  se localizava na região de Poitou, na França e tinha mais de 30 000 livros. 

Na segunda parte da mostra, o passeio contempla dez bibliotecas reais e fictícias, dentre as quais estão as coleções do Congresso Americano, em Washington, e o da Abadia Beneditina de Admont, na Áustria. Essa última é a mais antiga coleção localizada em um mosteiro.

 

Continua após a publicidade

 

Diante do argumento de que as novas tecnologias “matariam” os livros, a gerente de artes visuais e tecnologia do Sesc em São Paulo, Juliana Braga, afirma: “Elas podem ser ferramentas importantes no mapeamento de outras relações, como o tempo de permanência em uma biblioteca. Além disso, podem contribuir para difusão dos conteúdos das publicações”.

É preciso inscrever-se no site do Sesc Avenida Paulista para visitar à exposição Biblioteca À Noite. Até a sua finalização, em 10 de fevereiro, estima-se que 35 000 visitantes passem por lá.

Em paralelo à mostra, Le Page também dirige e atua em um peça no Sesc Pinheiros. No espetáculo, chamado 887, ele se volta para as memórias de sua infância.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.