Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Roupas também contam histórias; confira relatos de músico e curadoras

Dj Rennan da Penha e as curadoras Ana Carolina Ralston e Carollina Lauriano alinhavam mudanças e tecidos

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 Maio 2020, 09h17 - Publicado em 1 Maio 2020, 06h00

Manto de desenhos

Dj Rennan da Penha com sua jaqueta (Diógenes Muniz/ Conversa Com Bial/Divulgação)

O DJ carioca Rennan da Penha, famoso pela idealização do Baile da Gaiola, festa funk que chegou a receber mais de 20 000 pessoas, foi ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, em dezembro do ano passado, com uma jaqueta feita de jeans que mais parecia um manto cheio de mensagens.

“Queria que a roupa ajudasse a passar a minha mensagem pro público”, afirma o músico, que encomendou a peça ao artista plástico Romulo Deu Cria. Um dos elementos que se veem na roupa é o desenho da igreja de Nossa senhora da penha, localizada na Zona Norte da capital fluminense, lugar querido por Rennan.

Outro detalhe é a coroa de um rei ou rainha, retratada de forma sintética, símbolo frequente na produção do americano Jean-­Michel Basquiat (1960­1988). Entre as palavras que cobriram Rennan estão as mais do nunca importantes “paz” e “justiça”.

 

Risco colorido

Carollina Lauriano: mudança colorida (Divulgação/Divulgação)

A jaqueta jeans de Carollina Lauriano deixa o azulzão básico de lado e mergulha no verde mais aberto. A peça foi criada pelos mineiros da Cacete Company. “É um palavrão que a gente usa no dia a dia. parece uma subversão boba, mas na moda muitas vezes a gente se engessa. olhe para o nome das grifes, a maioria tem um tom sério”, aponta a paulistana, de 36 anos, que vê na peça colorida parte da fuga que empreendeu para longe dos padrões de corpo, comportamento e pontos de vista.

“Trabalhei por dez anos com moda, em agências. Fala-se de autoexpressão por meio das roupas, mas, na hora de apresentar uma ideia, tínhamos de ir de preto, para não chamar atenção e passar elegância”, rememora Carol, que mudou de carreira. Hoje, ela é curadora e gestora do espaço independente Ateliê 397, além de dona de peças vibrantes. “As cores me ensinaram que a gente pode e deve se arriscar a ser quem somos”, conclui.

Tempo de Rearranjo

Ana Carolina Ralston: roupas para repensar (Divulgação/Divulgação)

Se você acha que o look acima da curadora Ana Carolina Ralston, de 37 anos, é uma saia bicolor de seda e uma camiseta de algodão, está errado. A peça usada é inteiriça. “É um vestido upcycling”, define a paulistana, já explicando a palavra em inglês. “É uma tendência na moda que aponta para combinação de roupas que já existem e miram um rearranjo mais afetivo.”

Carol comprou a peça na nova grife de Marcelo Sommer, a Casa Juisi. “O personagem da blusa é o Gato Félix, que remete a minha adolescência. Já a saia é feita com camisolas. Não sei, devem ser das avós do Sommer e, quem sabe, têm muita história”, brinca a paulistana, que também vê na arte da quarentena certa revisão. “Os artistas não podem sair, então têm olhado para o seu arquivo, para o que já fizeram.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.