Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

ONG de cultura cria kits de higienização para carroceiros

Trabalhadores também podem ser acionados para retirada de materiais recicláveis durante a quarentena, seguindo os protocolos de isolamento social

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 mar 2020, 10h22 - Publicado em 19 mar 2020, 21h06

O ONG Pimpy My Carroça encabeça uma campanha para montagem de kits de higienização para catadores de lixo que trabalham na cidade de São Paulo. “Os catadores são um grupo que não têm home office, eles trabalham de dia para conseguir a janta”, explica o artista Mundano, idealizador da organização.

Para quem deseja participar, é pedida a doação de sabonetes, detergentes e álcool gel. Como entregar? Por meio do aplicativo Cataki, é possível localizar um catador que esteja mais próximo e contactá-lo. Também por meio da ferramenta, é possível contratá-los para retirar materiais recicláveis em casa, contribuindo para remuneração desses trabalhadores nesse período de crise. “Na entrega, se deve ter os mesmos cuidados que se tem com o delivery de comida, evitar o contato e higienizar as mãos depois”, detalha Mundano.

View this post on Instagram

Pequenas gentilezas em tempos de Corona. . Faça como a @camilaguidelli e compartilhe com a gente como você tem expressado sua empatia pelos catadores nesses tempos de quarentena. . #vivaascatadoras #vivaoscatadores #coronavirus #COVID19 #saude #saudeemprimeirolugar #quarentena

A post shared by Pimp My Carroça (@pimpmycarroca) on

Sobre outros atos solidários neste momento, o artista diz que tudo é válido. “Se você deixa na frente de casa ou do prédio, uma caixa com alimentos e itens de higienização, com um bilhete, explicando a quem se destina, vai chegar na mão de quem precisa”, afirma. Ainda sobre a quarentena, o artista destaca a importância de estar alinhado com a sustentabilidade e dá dicas, que você pode ver abaixo.

Continua após a publicidade

11 Dicas pra uma Quarentena + Sustentável 💚🌎

A quarentena pode ser um tédio – mas pode ser também uma oportunidade pra você recalcular a rota e excluir hábitos tóxicos ao mesmo tempo que incorpora novas atividades no seu dia a dia. Se liga nessa lista com 9 dicas pra uma vida mais ambientalmente responsável – durante a quarentena e depois dela também 🙌🏼

1- FECHE A TORNEIRA ENQUANTO LAVA AS MÃOS. Não precisa desperdiçar água pra se proteger do Corona. O Dr. Dráuzio mostra como isso é possível nesse vídeo aqui: 

Continua após a publicidade

2- COZINHE EM CASA. Evite pedir comidas via delivery o tempo todo. É uma facilidade, claro, mas é também um dos jeitos mais fáceis de gerar resíduo em excesso. Confira 70 dicas de receitas fáceis pra você fazer em casa: https://www.receiteria.com.br/receitas-faceis/

3- FAÇA UMA HORTA EM CASA. 🥦🥒🏠🍊🍇 Quarentena é época de comer em casa. E, quanto menos você precisar ir pro mercado, melhor, né? Colha seu próprio alimento no quintal de casa ou na varanda do apartamento. Tutorial: 

Continua após a publicidade

4- FAÇA UMA COMPOSTEIRA.🍃🍂🌱 Como você vai fazer as refeições em casa,
sua geração de resíduos orgânicos vai bater recordes! Aproveite esse tanto de resíduo pra fazer adubo orgânico! A composteira vai deixar sua terra mais rica e sua hortinha – ou mesmo seu jardim – mais vistoso. Tutorial: 

Continua após a publicidade

5- ABUSE DA LUZ NATURAL. ☀☀☀Em geral, casas são ambientes mais arejados e menos dependentes de luz artificial que escritórios. Deixe a luz do Sol entrar sem medo e só acenda luzes quando muito necessário. Numa tacada só você vai fazer bem pro seus olhos e pra sua conta de luz.

6- TCHAU TCHAU, DESCARTÁVEIS! 🥛☕🍵🍽Agora que você está trabalhando de casa, pare e repare: olha como uma vida sem descartáveis é possível! Mantenha esse aprendizado em mente e incorpore esse novo hábito na sua rotina de trabalho pós-quarentena. Uma mudança simples como levar pro escritório sua própria caneca já evita o consumo de dezenas de copinhos descartáveis toda semana. [essa dica não se aplica a luvas ou máscaras descartáveis, que devem ser usados se essa for a recomendação médica]

7- NÃO DEIXE APARELHOS ELETROELETRÔNICOS EM STAND BY.🔌📺 Não está usando o aparelho durante a quarentena? Melhor tirar da tomada. Aparelhos em stand-by podem representar até 12% do consumo de energia de uma casa.

Continua após a publicidade

8- SEPARE SEUS RECICLÁVEIS. 🗑✅🚮 A falta de tempo em geral é a desculpa pra quem destina todos os tipos de resíduo pro mesmo recipiente. Aproveite que você vai ter bastante tempo em casa e passe a separar seus resíduos corretamente. Crie e implemente esse hábito pra além da quarentena: mantenha 3 recipientes: um pra orgânicos, um pra lixo comum e outro pra recicláveis. Lembrando que material reciclável bom é material reciclável limpo.

9- CONTRATE O SERVIÇO DE UMA CATADORA OU CATADOR PELO CATAKI. 💚 ♻ O Cataki é um serviço de reciclagem delivery. E, já que nesse momento a tendência é que a gente gere mais resíduos em casa, chamar um catador ou uma cooperativa pra coletar esses materiais é muito importante. Cada dia que passa, esses profissionais vão encontrar menos resíduos nas ruas. Link p/ baixar: Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ionicframework.pimp473818&hl=pt_BR e iOS: https://apps.apple.com/br/app/cataki/id1250990464

Aproveite esse momento pra dar a esse trabalhador uma remuneração ainda maior. Dependendo do valor pago, a sua coleta pode ser a última que ele faça no dia, fazendo com que ele possa passar o restante da jornada em casa, em uma espécie de mini-quarentena.

10- ACUMULE UMA BOA QUANTIDADE DE RESÍDUOS ANTES DE CHAMAR O CATADOR. 🛍🎁📦 Cada coleta nesse momento vale ouro. Já que a recomendação é o menor contato possível com …

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.