Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Múmia é exibida em mostra sobre o Egito no Centro Cultural Banco do Brasil

140 peças, vindas do Museu Egípcio de Turim, na Itália, serão apresentadas na exposição

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 set 2019, 20h06

A exposição Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade, planejada e organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), contará com 140 peças relacionadas à história de uma das mais importantes civilizações da história mundial. A mostra, que terá uma múmia humana, inicia sua itinerância na unidade carioca, que fica no centro da capital fluminense. Em São Paulo, o conjunto de itens inéditos no Brasil, vindo do Museu Egípcio de Turim, na Itália, chega em 19 de fevereiro de 2020.

Pieter Tjabbes, um dos curadores da exposição, conta que a múmia a ser exibida data de 700 anos A.C. Trata-se do corpo de uma senhora que se chamava Tararo. Ela pertencia a 25ª dinastia, que ficou conhecida como Dinastia Núbia ou Faraós Negros. Eles eram oriundos da Núbia, área que corresponde ao atual Sudão. O corpo da mulher virá acompanhado por um bau-caixão, onde se encontram hieróglifos e pinturas. “Eram espécies de fórmulas mágicas, que davam orientações para alma encontrar o corpo mumificado. Um modo lúdico de proteção do espírito contra os perigos da passagem da vida para morte”, explica Tjabbes.

 

Estátua da deusa Sekhmet: peça com mais de 2 metros e 500 quilogramas (© Museo Egizio/Divulgação)

Outra peça que deve chama atenção do público, acredita o curador, é uma estátua de uma divindade chamada Sekhmet. Ela tem a cabeça de leoa e é associada à guerra. Sua representação em granito tem mais de 2 metros e pesa cerca de 500 quilogramas. Para quem nunca foi ou conhece pouco do Egito, uma vídeo introdutório no começo da exposição trará projeções tridimensionais de importantes monumentos de lá, a exemplo do templo de Karnak e a esfinge de Gizé.  “O legal vai ser ver todas essas construções com as suas cores originais”, conclui Tjabbes, que se prepara para ocupar todos os andares do CCBB São Paulo com a exposição sobre essa civilização.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.