Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Tadashi Kawamata cria obra com 180 000 hashis na Japan House

Espécie de túnel, projeto, ocupa a escada do centro cultural na Avenida Paulista

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 fev 2020, 16h53

A Japan House inaugurou nesta terça-feira (4) a instalação Construção, produzida com 180 000 hashis (hastes compridas usadas como talheres) pelo artista japonês Tadashi Kawamata. O trabalho, que “nasce” na escada entre o 1º e o 2º andar do centro cultural na Avenida Paulista, se espalha pelo piso superior e cria uma espécie de túnel vazado, no qual a trama obedece um padrão que se assemelha à textura de um ninho de pássaros.

Os hashis utilizados pelo artista japonês não foram usados em restaurantes. Usados para concluir a obra, eles foram descartados já no processo de produção por conterem pequenos defeitos. Sobre uma placa transparente, foram reunidos em conjuntos geométricos, pelas mãos de 39 voluntários, selecionados por meio de uma convocatória, que recebeu 350 inscrições. Confira:

View this post on Instagram

A post shared by Tadashi Kawamata (@tadashi.kawamata) on

O trabalho dos voluntários se deu em uma das porções do segundo piso da Japan House e pôde ser visto em tempo real pelos visitantes. O “big brother artístico” acabou no dia 26 de janeiro, quando Kawamata chegou ao Brasil para colocar de pé, junto com o grupo, a instalação artística.

A instituição de  disseminação da cultura nipônica não comenta o investimento para realizar a iniciativa. Contudo VEJA SÃO PAULO apurou que projeto de tal porte demandaria por volta de 500 000 reais para ser produzida.

Continua após a publicidade

Há ainda na mostra fotografias e vídeos que relembram a carreira de Kawamata, que já conhecia o Brasil — em 1987, o artista participou da 19ª Bienal de São Paulo.

Construção – Tadashi Kawamata

Japan House. Avenida Paulista, 52, 3090-8900. Terça a sábado, 10h às 19h30; domingo e feriado, 10h às 17h30. Grátis. Até 12 de abril. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.