Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Pierre Verger no Tomie Ohtake e outras exposições imperdíveis em cartaz

Masp, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna, Pinacoteca, entre outros, trazem novidades em suas atrações

Por Tatiane de Assis Atualizado em 27 ago 2021, 01h10 - Publicado em 27 ago 2021, 06h00

MARIA MARTINS

A escultora mineira, que morreu em 1973, ganha uma exposição no Masp chamada Desejo Imaginante. Com 45 obras e curadoria de Isabella Rjeille, permite aos visitantes passear pela produção da artista, que navegou os mares surrealistas na Europa e se alimentou de histórias vindas de etnias indígenas. Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. > masp.org.br.

A imagem mostra Maria Martins, de braços cruzados, ao lado de uma escultura surrealista feita por ela. São quatro galhos espinhentos, fazendo a forma de uma bola. Em cima deles, há outros galhos mais grossos e sem espinhos e sem formato definido.
Maria Martins: esculturas influenciadas pelo surrealismo Cortesia Elisa Gomes/Divulgação

SUELI CARNEIRO

O Itaú Cultural homenageia a filósofa e escritora paulistana, que devota seus escritos e vida à cultura negra, em uma mostra com abertura prevista para sábado (28). Mais de 140 peças integram o percurso, que também conta com plantas. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. > itaucultural.org.br.

PIERRE VERGER

Os paulistanos têm uma nova chance de ver os trabalhos do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996), agora no Instituto Tomie Ohtake. A exposição traz mais de 300 itens, incluindo os cadernos de viagem e obras que ele produziu durante suas incursões pela Europa, Ásia, América e Oceania. ITO. Rua Coropés, 88, ☎ 2245 1900. > institutotomieohtake.org.br.

A imagem, em preto e branco, mostra três pessoas negras, com a cabeça inteira pintada, deitadas no chão. Ela estão com a cara virada para o chão, então é visto suas nucas e a pintura nelas.
Pierre Verger: fotos expostas no Tomie Ohtake Copyright Fundação Pierre Verger/Divulgação

PINACOTECA

Depois de abrigar a instalação Portal (2021), d’OSGEMEOS, o octógono da Pina recebe a intervenção Noite Longa, de André Komatsu, com inauguração prevista para sábado (28). A obra tem 51 lanças de aço. Pinacoteca. Praça da Luz, 2, ☎ 3324- 1000. > pinacoteca.org.br.

SP ARTE

Com sua data de abertura adiada três vezes, a mais importante feira da América Latina está programada para 20 a 24 de outubro, no espaço de eventos Arca, Zona Oeste. No rol de participantes, estão grandes nomes do circuito, como Luisa Strina e Bergamin & Gomide. > sp-arte.com.

Continua após a publicidade

PRINCIPAIS ESPAÇOS

Instituto Moreira Salles (IMS)

A escritora Carolina Maria de Jesus, que anotou sua vida de privações quando morava na favela do Canindé em seu livro de estreia, o best-seller O Quarto de Despejo (1960), é homenageada em exposição, com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto. > ims.com.br.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Parte da rede de exposições ligadas à 34ª Bienal de São Paulo, o MAM apresenta a mostra Moquém_Surarî, voltada para a produção da arte indígena contemporânea. A curadoria não poderia ser melhor. Está nas mãos do também artista Jaider Esbell. > mam.org.br.

Paço das Artes

O espaço se dedica à Temporada de Projetos 2020, que há quase 25 anos funciona como uma incubadora de jovens talentos. Assim, o centro expositivo apresentará artistas como Gabriel Torggler e Higo Joseph. > pacodasartes.org.br.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 1° de setembro de 2021, edição nº 2753

  • Continua após a publicidade
    Publicidade