Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Obras de Ivan Serpa contam sua trajetória de forma cronológica

Exposição reflete, em mais de 200 peças, todo o repertório de estilos empregados nas produções do artista ao longo da vida; entrada grátis

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 fev 2021, 06h00

Sugere-se que o visitante comece a mostra Ivan Serpa: a Expressão do Concreto pelo mezanino do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e vá avançando até o 4º andar. Isso porque a exposição, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, traz a trajetória artística do carioca organizada de forma cronológica.

Ao todo, são apresentadas mais de 200 obras de Serpa, figura importante do circuito nacional, tendo participado da I Bienal de São Saulo, em 1951. No Rio de Janeiro, foi um dos fundadores do Grupo Frente, um dos pilares do concretismo no país, nos anos 1950.

Seu pioneirismo na abstração geométrica, notado em obras como Biombo Concretista (1952), contudo, não o fez refém. Depois de uma temporada de estudo na Europa, ele voltou ao país nos anos 1960 e navegou sem pudores por diferentes experiências artísticas. Criou paisagens abstratas que combinavam jorros em tons pastel com linhas frágeis, vide a tela 5 de Março (1962), que também parece beber da estética japonesa do wabi-sabi.

Na série Fase Negra, também dos anos 60, presente na mostra em uma sala com clima soturno e iluminação pontual, ele se deixou tragar pelas sombras, criando personagens de sofrimento, dor e confusões evidentes. Em 1968, volta-se para a geometria novamente, mas de forma mais sinuosa, com paleta colorida. Na pintura intitulada Série Amazônica Nº 13 (foto de destaque; 1968), o quadrado no centro parece o ponto de partida e o ponto-final para o movimento criado pelos elementos convexos presentes nas figuras que o circundam.

Exposição “Ivan Serpa: a Expressão do Concreto”

> Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Álvares Penteado, 112, centro. Tel.: 3113-3651. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Agendamento em tinyurl.com/ybq5zs4o. Até 12 de abril.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 03 de março de 2021, edição nº 2727

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.