Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Exposição no CCBB mostra que função das redes vai além do descanso

Na etnia indígena Tukano, os itens fazem parte de um ritual

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 Maio 2019, 16h39 - Publicado em 30 Maio 2019, 16h38

Vaivém, no CCBB, investiga as redes e as diferentes formas como elas são vistas no país. A mostra, que ocupa cinco pisos, conta com mais de 300 obras de 141 artistas e teve origem na pesquisa para o doutorado do curador Raphael Fonseca. No 3o andar, um dos temas abordados é a associação entre o item e a preguiça. Essa ideia, muito explorada no livro Macunaíma (1928), de Mário de Andrade (1893-1945), já estava presente no século anterior, em imagens como a da capa da revista O Mosquito (no detalhe), de 1882. Para ir além do clichê, a exposição traz outros usos para essa “cama instável”, como o observado na tela Nepu Arquepu (2019). A obra da amazonense Duhigó mostra que as redes, na sua etnia tukano, são parte do ritual do parto, servindo também para a amamentação do recém-nascido e o recebimento das bênçãos do pajé. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, centro, ☎ 3113-3651. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de julho.

Revista O Mosquito, 26 outubro 1872 (Revista O Mosquito, 26 outubro 1872 - Acervo Fundação Biblioteca Nacional/Divulgação)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.