Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Ex-figurinista da Globo fala sobre guarda-roupa de Tarsila do Amaral

A fluminense Emilia Duncan foi responsável por vestir os personagens de 'Um Só Coração', minissérie que reconstruía São Paulo no início do século XX

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 abr 2019, 14h41 - Publicado em 10 abr 2019, 14h40

No começo dos anos 2000, Tarsila do Amaral (1886-1973) passou a ser um nome frequente no cotidiano de Emilia Duncan, 60. Na época, a fluminense era figurinista da TV Globo e responsável por pensar as roupas para os personagens da minissérie Um Só Coração. A atração, exibida em 2004, rememorava São Paulo entre os anos 1922 e 1954, o que incluía o movimento modernista, do qual a grande pintora paulista foi parte.

Apesar da fama que Tarsila alcançou em vida e na posteridade, o trajeto para pensar seu figurino não foi fácil. “Eu trabalhei guiada por pistas, já que não havia um texto ou análise que dissesse que ela se vestia daquele ou desse modo”, lembra. Nesse quebra-cabeça, as peças foram: cartas, fotos e pinturas da estrela, acrescidas de informações sobre os estilistas que dominavam seu guarda-roupa, os franceses Paul Poiret (1879-1944) e Jean Patou (1880-1936).

Paul Poiret (1879-1944) (Domínio Público/Veja SP)
Jean Patou (1880-1936) (Domínio Público/Veja SP)

“Em uma foto antiga de um passaporte da Tarsila, a vi com uma túnica bordada em um estilo que me pareceu eslavo. Relacionei essa peça com a presença maciça de exilados russos em Paris nessa época, o que influenciou a moda francesa. A imagem sinalizou a presença de elementos étnicos em seu guarda-roupa”, explica.

Continua após a publicidade

Poiret, apesar de onipresente na vida de Tarsila, surgiu de forma mais evidente na pesquisa de Emilia quando ela viu o vestido que o estilista criou para a pintora usar em sua primeira exposição em Paris, em 1926. “Guiado talvez por um revival da moda inglesa vitoriana, ele escolheu uma estampa xadrez. Esse padrão, se pensarmos no Brasil, no entanto, é uma grande referência à tradição caipira, que Tarsila conhece muito bem. Não acho que ele fez isso propositalmente, é uma coincidência que sinaliza essa ambiguidade da pintora, que é uma personagem que bebe da vanguarda e da tradição.”

Para quem não entende muito de moda, Emilia diz que Poiret pode ser considerado um revolucionário na área, já que ele representa uma nova maneira de vestir, que liberta o corpo feminino dos espartilhos. Jean Patou (1880-1936) segue na mesma toada, mas sem ser tão reconhecido. Em exposição de figurinos da minissérie, na faculdade Anhembi Morumbi, a figurinista mostrou uma réplica de um modelo criado por ele, o mantô usado por Tarsila na obra Autorretrato – Manto Vermelho, feito em 1923.

 

Mantô Tarsila
Réplica de roupa de Tarsila do Amaral, que foi exposta na faculdade Anhembi Morumbi: a pintora usou a veste em Autorretrato — Manto Vermelho (1923) (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.