Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Arlindo Machado (1949-2020), o mestre de aulas esplêndidas

O professor, pesquisador e curador de arte morreu aos 71 anos, neste domingo (19)

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 20 jul 2020, 11h46 - Publicado em 20 jul 2020, 11h35

Arlindo Machado foi meu professor de Cinema no curso de jornalismo da PUC-SP no início da década de 1980. Eram aulas esplêndidas. Ele foi um dos mestres que me fizeram entender a importância do texto de análise e como se constrói o ponto de vista para criticar uma obra. Arlindo não pesquisava somente cinema, mas o audiovisual em seus diferentes suportes de produção.

Foi ele quem me apresentou Julio Plaza e os primeiros passos do vídeo-texto na forma de poesia audiovisual. Guardo em alguma pasta o trabalho que fiz sobre ‘Janela Indiscreta’ — filme de Hitchcock, protagonizado por um fotógrafo voyeur (como todos) que descobre um crime pela teleobjetiva de sua câmera —, resenha manuscrita em almaço na qual estão anotadas as impressões do mestre e pela qual tirei nota máxima.

Ficamos amigos e mantivemos um contato mais próximo no período em que cursei o mestrado em Cinema na USP, isso nos 90. Nessa época, já tinha me bandeado para a gastronomia e nossos contatos, infelizmente, rarearam. Ainda que a distância, acompanhei o lançamento de livros como o ótimo ‘Pré-cinemas e Pós-cinemas (Papirus, 1997)’. Arlindo Machado morreu aos 71 anos neste domingo (19). 

Alunos, colegas e admiradores prestaram homenagens ao estudioso.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.