Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Fitó traz a cozinha do Piauí para SP

Restaurante no Largo da Batata, em Pinheiros, apresenta clássicos do estado nordestino como arroz maria isabel e paçoca

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2017, 00h36 - Publicado em 5 jun 2017, 20h58

Quando se fala em representação culinária do Brasil por estados nos restaurantes de São Paulo, a oferta pode ser prodiga de Minas Gerais e da Bahia. E para aí. O novo Fitó, aberto no Largo da Batata, vem sanar um pouco essa lacuna.

Por trás do menu está a sócia Cafira Foz, uma cearense de Fortaleza criada em Teresina, e apelidada de justamente de Fitó. Ela reuniu uma coleção de receitas clássicas de seu estado de coração, o Piauí, e promete apresentá-las à sua maneira.

Cozinha envidraça: possível ver a equipe em comanda por Cafira em ação (Ludmila Bernardi/Veja SP)

No salão, são saboreadas pedidas típicas como arroz maria isabel, carne-de-sol e paçoca. Das experiências culinárias vividas fora do Brasil, em especial na França onde vive sua mãe, a cozinheira trouxe inspiração para outros pratos.

Continua após a publicidade

Na versão do carneiro no leite de coco fresco na companhia de cuscuz de milho com manteiga de garrafa e hortaliças assadas, um clássico piauiense, ela vê uma conexão com o Marrocos. De olho na presença portuguesa na Índia, apresenta o caril de frango, a partir de sua visão dos curries asiáticos.

Bar: vista para os dois lados do salão (Ludmila Bernardi/Divulgação)

O espaço de 200 metros quadrados cheio de plantas e com uma cozinha envidraçada não está completamente finalizado. Numa laje que se abre no piso superior, ficará mais um rooftop, tendência na cidade depois de ter virado febre em Nova York anos atrás. Não é só. Na escada usada para chegar a essa área do restaurante fica uma luminária em buriti feita pelo designer Abrahão Cavalcante, pai da proprietária. Sócio e marido de Cafira, Thomaz Foz conta que o imóvel pertence a seu pai, que arrematou por 650.000 reais o ponto onde funcionou uma lanchonete . “Na montagem, investimos certa de 500.000 reais” calcula Foz.

Continua após a publicidade

Em soft opening até o fim deste mês de junho, o Fitó oferece de cortesia para o clientes que passarem por lá mês o palitinho de tapioca com geleia de pimenta. Em dois meses, a casa deve estar funcionando também no jantar.

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.