Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Figurati, o italiano da grife francesa Le Vin

Está programada para amanhã a abertura do Figurati, no Jardim Paulista. Nada de festas ou inaugurações solenes. O restaurante simplesmente começa a atender quem aparecer para o almoço. Com o Figurati, o casal Nancy Mattos e Francisco Barroso, proprietário da bem-sucedida rede de bistrôs Le Vin, ingressa na culinária italiana e finca essa nova bandeira […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 27 fev 2017, 12h56 - Publicado em 19 out 2011, 18h41

Fachada com toldo vermelho: layout de Daniela Mattos

Está programada para amanhã a abertura do Figurati, no Jardim Paulista. Nada de festas ou inaugurações solenes. O restaurante simplesmente começa a atender quem aparecer para o almoço.

Com o Figurati, o casal Nancy Mattos e Francisco Barroso, proprietário da bem-sucedida rede de bistrôs Le Vin, ingressa na culinária italiana e finca essa nova bandeira na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1041 (tel. 3062-4198). O pequeno salão tem apenas 44 lugares. Há ainda outros dezesseis espalhados pela calçada em frente à fachada protegida por um toldo vermelho.

Salão em estilo retrô: moldura para o serviço de pratos clássicos italianos (Foto: Isabella Daelli)

Com jeitão de algum lugar do passado, o ambiente em estilo retrô foi desenhado pela arquiteta Daniela Mattos, filha de Nancy.

Continua após a publicidade

Conversei com Barroso agora há pouco. Ele conta que nunca pensou em ter uma casa italiana. “Mas como acontece com todo filho que quer contrariar o pai, o meu decidiu estudar culinária em Florença, no Apicius. Coisa do caçula”, brinca o empresário.

O chef estreante não é o responsável pelo cardápio. Para montar o menu, Barroso e Nancy enviariam o chef executivo Marcílio Araújo três vezes à Itália. O cozinheiro, especialista em receitas francesas, passou por restaurantes de cidades como Florença, Alba, Lucca e San Gimignano.

Fred Barroso: estreia como chef aos 24 anos (Foto: Isabella Daelli)

Araújo, porém, não cuidará dos fogões no dia a dia. Quem se encarregará de por o Figurati em marcha é Frederico Barroso,  filho de Francisco. A partir de agora, Fred, de 24 anos, poderá mostrar o que aprendeu.

O cardápio com preços, que você confere aqui, reúne clássicos como vitello tonnato, capelete in brodo, nhoque com rabada, espaguete à carbonara e brasato ao vinho tinto. As sobremesas, caso da panacota e do tiramisu, seguem a mesma linha.

Continua após a publicidade
Publicidade