Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Festa de San Gennaro, uma celebração da gula, chega à 46ª edição

Com a Mooca como cenário, a comemoração começa neste sábado (7) e reúne trinta barracas de comidas típicas

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 6 set 2019, 19h28 - Publicado em 6 set 2019, 19h24

Um dos bairros mais italianos de São Paulo, ao lado do Bixiga e do Brás, a Mooca tem seu santo de devoção: San Gennaro, ou São Januário, em português. O padroeiro é celebrado todo dia 19 de setembro por imigrantes da região da Câmpania, ao sul do país, onde ele nasceu e foi sacrificado por romanos por volta do ano 300. Mas os festejos não se resumem à religiosidade e nem a essa data. Desde 1973, as ruas San Gennaro e Lins, próximas à Paróquia San Gennaro, são ocupadas por uma grande comemoração dedicada à gula. A partir deste sábado, o feriado de 7 de setembro, rola a  46ª Festa de San Gennaro, que reúne trinta barracas de comidas típicas italianas sempre aos fins de semana. A expectativa dos organizadores é receber 200.000 comilões até 6 de outubro.

Como sempre acontece, uma turma de dedicadas mammas, entre italianas e descendentes, se dedica ao preparo das receitas — claro, que com a ajudinha de uma grande equipe de cozinha. Os preços das gulodices são muito convidativos. Por apenas 9 reais, por exemplo, dá para um prato de espaguete ao sugo ou o antepasto de berinjela com pão ou, ainda, a fogazza, um tipo de pastelão frito.

Cantina: opção de curtir a comilança em ambiente fechado Divulgação/Divulgação

Quem quiser fugir da muvuca das ruas, pode curtir a festa no salão interno da Paróquia San Gennaro a partir das 20h. Ali, funciona uma cantina com lugares reservados em mesas e um palco para shows, transmitido para a área externa via um telão.

Para ocupar o espaço reservado, pagam-se 60 reais de entrada aos sábados e 40 reais aos domingos. O valor dá direito a um prato de antepasto, outro de macarrão e uma fatia de pizza. Recomenda-se fazer a compra dos ingressos antecipadamente na própria paróquia, entre 9h e 17h.

O lucro obtido com o evento é revertido para obras sociais mantidas pela Igreja San Gennaro.

Continua após a publicidade

46ª Festa de San Gennaro
Rua San Gennaro 214 e Rua Lins, Mooca, tel. 3209-0089 e 3207-1049.
Externo: Sábados e domingos das 18h à 0h.
Cantina: Sábados e domingos das 20h à 0h. Entrada: 60 reais (sábado) e 40 reais (domingo).

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Continua após a publicidade
Publicidade