Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Chef Julien Mercier inicia série de jantares especiais “Sem”

Sem teto profissional desde que deixou o restaurante Bilboquet no início de junho do ano passado, o chef francês Julien Mercier arrumou um maneira alternativa para voltar a cozinha. Ele dá início em 5 de agosto ao “projeto sem”, que tem o slogan “sem teto, sem frou-frou… mas com comida justa que é o que importa”. […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 15h35 - Publicado em 17 jul 2015, 15h51
Mercier: jantares em espaços alternativos para mostrar sua cozinha (Foto: divulgação)

Mercier: jantares em espaços alternativos para mostrar sua cozinha (Foto: divulgação)

Sem teto profissional desde que deixou o restaurante Bilboquet no início de junho do ano passado, o chef francês Julien Mercier arrumou um maneira alternativa para voltar a cozinha. Ele dá início em 5 de agosto ao “projeto sem”, que tem o slogan “sem teto, sem frou-frou… mas com comida justa que é o que importa”.

+ Marc Le Dantec é o novo chef do Figo

“Como trabalhei em casas que tinham cardápio previamente definido, nunca pude mostrar a minha comida”, explica Mercier. As sugestões serão sempre surpresas e o cozinheiro promete trabalhar com os melhores ingredientes que encontrar no mercado. Também assegura que sua preferência são as matérias-primas orgânicas de pequenos produtores.

+Erick Jacquin é autor do menu do novo Le Bife

No lançamento, a atração será para carnívoros. Trata-se de um lombo bovino com osso maturado 100 dias pelo sistema dry aged. “Obviamente haverá também um prato com um toque de foie gras”, diz o chef que é um dos maiores defensores da iguaria — interditada e desinterditada — na cidade.

+ É suspensa lei que proíbe o foie gras

O preço pelo menu fechado de cinco pratos com água filtrada e café é de 150 reais. Haverá alguns vinhos naturais, biodinâmicos, de pequenas vinícolas cobrados à parte, mas Mercier incentiva que as pessoas levem suas garrafas de casa. “Você se serve e não cobramos rolha”, diz.

Continua após a publicidade

+ Polêmica do foie gras: chefs comentam a proibição

Além disso, será um serviço, digamos, caseiro. Enquanto Mercier se ocupa do fogão, a responsável pelo atendimento será sua mulher, Kelly Stein Mercier.

O jantar de estreia será no Clandestino, cozinha-laboratório da chef Bel Coelho, na Vila Madalena (Rua Medeiros de Albuquerque, 97), mais precisamente no famoso Beco do Batman.

A capacidade máxima é para 30 pessoas e as reservas são obrigatórias pelo e-mail reservas@julienmercier.com.

Durante o jantar, a clientela poderá apreciar as obras do artista plástico Lucas Soccio, expostas no local.

Leia também:

+ Receita: feijoada do Esquina Mocotó
+ Receita: bolo brigadeiro sem leite condensado
+ Bolo brigadeiro passo a passo
+ Receita: pudim de leite, do chef Alberto Landgraf
+ Receita: espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade
Publicidade