Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Chef José Barattino deixa o Emiliano em janeiro

Foram oito anos de carreira no Emiliano, que se encerram em poucos dias. Em janeiro, José Barattino não será mais o chef do restaurante. O cozinheiro, que deixou sua marca autoral no cardápio ao elaborar receitas italianas contemporâneas e ao utilizar e valorizar matérias-primas de pequenos produtores, ainda não tem um futuro profissional definido.Também esteve […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 27 fev 2017, 11h42 - Publicado em 26 dez 2012, 10h02

Barattino durante feira realizada pelo Emiliano em maio: permanece no comando da cozinha por pouco dias (Foto: Arnaldo Lorençato)

Foram oito anos de carreira no Emiliano, que se encerram em poucos dias. Em janeiro, José Barattino não será mais o chef do restaurante. O cozinheiro, que deixou sua marca autoral no cardápio ao elaborar receitas italianas contemporâneas e ao utilizar e valorizar matérias-primas de pequenos produtores, ainda não tem um futuro profissional definido.Também esteve na comissão de frente de eventos promovidos pelo hotel, entre eles a feira Market Day, da qual participavam muito agricultores dedicados ao cultivo de orgânicos.

Ainda que o nome seja mantido em sigilo, sabe-se que seu substituto vem de Londres e deve chegar ao restaurante na segunda semana de janeiro. É um jovem italiano cuja carreira inclui uma passagem pelo Hotel Baglioni de Londres, cujo principal restaurante desde meados do ano passado está sob as ordens do festejado chef italiano Moreno Cedroni. O novo titular do Emiliano trabalhará com o chef-confeiteiro Arnor Porto e a equipe formada por Barattino.

Ao comentar a saída de Barattino, Gustavo Filgueiras, sócio-diretor do hotel, não poupa elogios ao ex-colaborador: “Mais que um excelente profissional, é um grande amigo.” Barattino, que está em viagem no interior de São Paulo, preferiu não comentar o assunto por enquanto.

Continua após a publicidade
Publicidade