Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

As melhores receitas das leitoras da revista AnaMaria

Já posso me considerar um jurado veterano no concurso cultural Minha Receita Preferida da revista AnaMaria, que já teve onze edições. Há vários anos sou convidado para fazer parte do júri. É um prazer participar da eleição e, para mim, um ótimo exercício. Explico. Estou acostumado a avaliar pratos em restaurantes, sugestões que os chefs […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 27 Feb 2017, 11h52 - Publicado em 11 Nov 2012, 06h25

Pastel de bobó de camarão, risoto de atum com gengibre e torta de frutas: receitas vencedoras (Fotos: divulgação)

Já posso me considerar um jurado veterano no concurso cultural Minha Receita Preferida da revista AnaMaria, que já teve onze edições. Há vários anos sou convidado para fazer parte do júri. É um prazer participar da eleição e, para mim, um ótimo exercício.

Explico. Estou acostumado a avaliar pratos em restaurantes, sugestões que os chefs costumam preparar. O concurso de AnaMaria é uma oportunidade para provar o que as brasileiras gostam de servir em casa e o que para elas têm sabor de festa, de comida especial, que foge do dia a dia. É um processo muito diferente da cozinha profissional. É como se estivessemos visitando uma prima ou uma avó interessada em oferecer suas prendas de forno & fogão. E o melhor: participam leitoras de todos os cantos do Brasil.

Campeãs do concurso: Solange Rodrigues de Oliveira Moreira, Maria Helena de Andrade e Ana Carolina Galindo Correia (Foto: divulgação)

Continua após a publicidade

Na eleição realizada em 29 de outubro no edifício da Editora Abril, em Pinheiros, estive ao lado de três mulheres incríveis que também participaram no ano passado: a jornalista e apresesentadora do programa Hoje em Dia da TV Record, Chris Flores, a responsável pela criação da receitas da revista CLAUDIA, Bettina Orrico e a vovó-cozinheira mais querida da TV, Palmirinha Onofre, hoje no comando de um programa com seu nome no canal de TV paga Bem Simples. O júri se compleva com os confeiteiros Joyce Galvão e Lucas Corazza, ambos apresentadores do programa Confeitaria, no canal Bem Simples, mais o chef Fellipe Zanutto, dono da Pizza da Mooca. Tarefa dura essa de escolher três entre nove receitas. Imagine, então, a responsabilidade das pessoas encarregadas de selecionar essas nove entre as 5.550 receitas inscritas.

Os jurados da noite: tarefa difícil (Foto: divulgação)

Na categoria salgados, o vencedor foi um delicioso pastel de bobó de camarão, cujo recheio foi criado por Ana Carolina Galindo Correia, de Suzano. Tinha um toquezinho de azeite de dendê e leite de coco que fez a diferença. Dos de pratos preparados com atum ou sardinha de lata, o vencedor foi um risoto de atum aromatizado por gengibre de Solange Rodrigues de Oliveira Moreira, moradora de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. Entre as sobremesas, a campeã foi uma torta cremosa coberta por frutas frescas, invenção de Maria Helena de Andrade, de Itajubá, Minas Gerais. Além do trio campeão, as outras finalistas você conhece na revista que chega às bancas no dia 13.

Bettina Orrico e e a vovó Palmirinha: feras em avaliar receitas (Foto: Arnaldo Lorençato)

Continua após a publicidade

 

Lorençato e Chris Flores: juntos na bancada no saboroso júri desde o ano passado (Foto: Anderson Clayton)

Publicidade