Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Versão real de peixe de ‘Procurando Nemo’ é encontrado em praia

Criatura costuma viver a mais de 900 metros de profundidade no oceano

Por Redação VEJA São Paulo 13 Maio 2021, 15h02

Um peixe assustador, que costuma viver apenas em águas profundas, foi encontrado morto na costa da praia de Orange County, Califórnia, na última segunda-feira (10). O animal, chamado vulgarmente de “peixe-futebol do Pacífico“, foi reconhecido por cenas do filme ‘Procurando Nemo‘.

A criatura costuma viver a mais de 900 metros de profundidade e é raro que chegue intacto a uma praia. Geralmente, eles possuem uma estrutura na frente da cabeça que emite uma luminosidade para atrair presas na escuridão da profundeza dos oceanos. A espécie aparece na animação da Pixar quando Merlin, o pai de Nemo, e sua amiga Dory são atraídos pela luz.

A região onde o peixe apareceu faz parte de uma área de proteção do Parque Estadual Crystal Cove. De acordo com o comunicado do parque, os dentes do peixe são afiados e pontiagudos como cacos de vidro e sua boca é capaz de sugar e engolir presas do tamanho de seu próprio corpo.

O animal encontrado era uma fêmea, que pode chegar a até 60 centímetros de comprimento. Já os machos da mesma espécie têm menos de 3 centímetros e age como uma espécie de ‘parasita’, que auxiliam a fêmea na reprodução.

Peixe-futebol do Pacífico encontrado em praia de Orange County, na Califórnia — Foto: Reprodução/Facebook/Crystal Cove State Park

Peixe-futebol do Pacífico encontrado em praia de Orange County, na Califórnia — Foto: Reprodução/Facebook/Crystal Cove State Park

  • Continua após a publicidade
    Publicidade