Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Mudança de escola: como escolher o lugar ideal para seu filho?

Vale considerar o bilinguismo, a excelência acadêmica, o desenvolvimento de pensamento crítico, comunicação e colaboração, entre outras habilidades

Por Abril Branded Content
Atualizado em 16 out 2024, 18h43 - Publicado em 16 out 2024, 18h35
Escola Eleva
 (Escola Eleva/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a chegada do fim de ano, quem está pensando em mudar as crianças de escola, seja por dificuldade de adaptação, mudança de casa ou cidade, ou qualquer outra questão, e pretende conhecer novas instituições de ensino, alguns critérios devem ser observados, de forma a escolher a mais indicada para aquela criança ou adolescente – sim, porque a escolha deve levar em consideração o perfil e as necessidades específicas de cada um. 

Escola Eleva
(Escola Eleva/Divulgação)

Mas, afinal, como identificar se a escola será capaz de desenvolver todo o potencial do seu filho?  Vale analisar os requisitos a seguir.

Promover o ensino participativo

Um importante aspecto a ser observado é a metodologia de ensino adotada, pois ela irá impactar diretamente no engajamento do aluno e no desenvolvimento do prazer de aprender.

Para a Eleva, instituição de ensino fundada em 2017, o empenho é um ingrediente fundamental no processo de aprendizagem. Por isso, ao invés de aulas tradicionais e expositivas, nas quais o aluno apenas escuta passivamente o conteúdo apresentado, a instituição adota a metodologia participativa, na qual ele se torna protagonista no processo de aprendizagem.

Assim, as atividades e projetos desenvolvidos estimulam o envolvimento direto dos estudantes, que contam com os professores para instruí-los nesse processo e garantir a sistematização dos conceitos.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia, em uma aula típica, os alunos se sentam em pequenos grupos para facilitar as discussões, debates e trocas de aprendizagem.   

Incentivar a visão global e multicultural

Outro quesito que deve ser observado é a proposta pedagógica da escola. Aqui, vale se questionar: qual futuro você deseja para o seu filho? Essa escola é capaz de desenvolver as habilidades e competências necessárias para que ele explore todo o seu potencial e realize seus sonhos?  

Nesse sentido, um dos requisitos básicos para um futuro de sucesso, hoje, é o domínio e fluência em inglês. Por isso, mesmo, a Eleva oferece um ensino único, integrado, bilíngue e de acordo com o calendário escolar brasileiro. Para garantir a aprendizagem, a escola expõe de forma constante o aluno ao idioma, com um percentual de aulas em inglês variando de 40% a 80% do total, dependendo da série cursada. 

A proposta pedagógica da instituição tem como alicerce a formação em dois currículos: o brasileiro, a partir da Base Nacional Curricular Comum; e o internacional, com o programa International Baccalaureate, formação pré-universitária reconhecida no mundo inteiro que é indicada para quem busca excelência no mercado de trabalho. Desta forma, os alunos que se formam na instituição podem optar por admissões em faculdades nacionais e internacionais. 

Continua após a publicidade

Além disso, a Eleva também conta com aulas de Public Speaking e formação através do esporte e das artes – pilares fundamentais para os alunos obterem sucesso ao enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual, cada vez mais integrado na perspectiva do empreendedorismo e da economia criativa.

Parte do Inspired Group, grupo líder em escolas premium do mundo com mais de 100 escolas espalhadas por todos os continentes, a Eleva facilita o intercâmbio entre as escolas pertencentes ao grupo para que os alunos tenham a oportunidade de estudar no exterior. Dessa forma, desenvolvem uma visão global e multicultural não só dentro, mas, também, fora das salas de aula.

APROVAÇÕES DE ESTUDANTES DA ELEVA PELO MUNDO:

92% de aprovações em universidades internacionais
89% de aprovações em universidades nacionais
– Engenharias: University of Twente, UToronto, UC Davis e UC Santa Cruz -Business/Economics: Bocconi University, IE University, Boston University, UBC Vancouver, University of Edinburgh Erasmus Rotterdam, ESSEC, ESSADE, ESCP e LUISS
– Relações Internacionais: UChicago
– Economia and Computer Sciences: NYU e Bocconi
– Artes Cênicas: The American Academy of Dramatic Arts

Investir em inovação e tecnologia

Vale verificar, também, se a escola se mantém em constante atualização e é capaz de oferecer ferramentas e recursos de ponta para estimular o aprendizado do seu filho.

Escola Eleva
(Escola Eleva/Divulgação)

Alicerçada no conceito Futurewise – nomenclatura utilizada pelo professor de Harvard, David Perkins – a Escola Eleva oferece um ambiente propício para a criação de agentes transformadores do mundo.

Continua após a publicidade

Ao saírem da escola os jovens não apenas estão preparados para concorrer às vagas em universidades nacionais e internacionais, mas, também, são capacitados para confrontar informações e compreender amplos conceitos, conectando disciplinas para desenvolver sua autonomia intelectual.

Com base na tecnologia, que inclui recursos digitais na medida certa, o programa da instituição incentiva o protagonismo dos alunos em seu próprio processo de aprendizado, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas – capacidades fundamentais para se reinventar neste século XXI.

Por exemplo, do 1º ao 9º ano os alunos contam com o Currículo de Creative Technology para desenvolver a criatividade. Baseado na metodologia de design thinking, está ancorado em quatro eixos temáticos: Media, Maker, Coding e Digital Literacy (programa de cidadania digital desenvolvido pela Escola Eleva).

Estimular a formação socioemocional

É importante observar, ainda, de que maneira a escola promove a cooperação e a solidariedade entre as pessoas – competências fundamentais para a realização na vida profissional e pessoal.

Para a Eleva, preparar o estudante para o futuro vai muito além da excelência acadêmica e envolve, também, o cuidado com seu desenvolvimento socioemocional.

Continua após a publicidade

A abordagem educacional da escola visa o bem-estar dos estudantes no dia a dia e aponta para um futuro diverso que respeita as diferenças, a individualidade e promove a coletividade. A instituição aposta em um ensino em que a empatia, disciplina, automotivação e flexibilidade também são avaliados de modo integrado à grade curricular.

Escola Eleva
(Escola Eleva/Divulgação)

Ciente de que saber trabalhar em equipe e se comunicar bem, lidar com frustrações, ter protagonismo e perseverança são habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional do aluno, a Eleva oferece, além da metodologia ativa de aprendizagem, o programa de inteligência emocional (LIV), um programa de esportes bem estruturado, que busca não só promover a saúde, bem-estar e diversão, mas, também desenvolver habilidades socioemocionais como disciplina, resiliência e trabalho em equipe.

Oferecer uma infraestrutura completa

É importante até mesmo observar a estrutura física da escola, o espaço disponível para brincadeiras, prática de atividades físicas e aprendizado, como salas de aula, laboratórios e biblioteca.

Em regime de tempo integral e na modalidade bilíngue, a Eleva está presente nos estados de São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Construídas para atender às necessidades dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, todas as unidades oferecem a uma completa estrutura educacional com laboratórios de ciências, salas de inovação, espaços maker, quadras esportivas e ambientes de convivência.

O campus de São Paulo está localizado no tradicional bairro da Vila Mariana, em um prédio icônico onde já foi o Instituto de Belas Artes. Os espaços da escola foram desenvolvidos para estimular a criatividade, autonomia e o prazer pela aprendizagem, com um projeto arquitetônico do renomado Miguel Pinto Guimarães e da dinamarquesa Rosan Bosch, referência mundial em arquitetura para o ensino.

Continua após a publicidade

Com apenas um ano de funcionamento, a Escola Eleva Vila Mariana já recebe crianças da Educação Infantil até o 8º ano (3 a 13 anos). A novidade é que em 2025 uma nova turma será aberta (9º ano) – e anualmente as demais serão inauguradas até a última série do Ensino Médio.

Certifique-se de minimizar os impactos da mudança escolar

E, em todos esses casos, um dos mais importantes tópicos a se prestar atenção é a mitigação dos impactos do processo de mudança de escola. Em primeiro lugar, é fundamental envolver o estudante no processo de escolha da nova escola, escutando suas preocupações e preferências, o que pode aumentar sua sensação de controle e segurança.

Promover visitas ao local escolhido antes do início das aulas pode ajudar a reduzir a ansiedade e a criar um ambiente mais familiar. Tudo para que a transição seja mais tranquila e positiva para o estudante.

OS DIFERENCIAIS DA ESCOLA ELEVA:

– Bilinguismo: ensino em inglês, porém seguindo o calendário escolar brasileiro e oferecendo aulas em tempo integral
– Formação completa: equilibra excelência acadêmica com desenvolvimento de habilidades socioemocionais dentro da grade curricular
– Parte do Inspired Group: grupo líder em escolas premium do mundo – com mais de 100 escolas espalhadas por 8 continentes
– Inovação pedagógica: aposta em metodologias ativas de aprendizagem, utilizando tecnologia e recursos digitais para incentivar o aluno a ser protagonista de seu processo de aprendizado
– Conexão Global: permite que os alunos façam intercâmbio entre as escolas pertencentes ao grupo Inspired, além de prepará-los para as provas internacionais
– Infraestrutura de ponta: unidades construídas para oferecer a melhor estrutura educacional

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.