Continua após publicidade

Evento no Estúdio Carla Pernambuco lança coleção de joias semicomestíveis

Parceria entre a artista plástica Floriana Breyer e a chocolatière Luisa Abram rendeu peças realizadas com cacau amazônico

Por Luana Machado
Atualizado em 27 set 2024, 16h59 - Publicado em 27 set 2024, 16h55
floriana-breyer-pachamerika-cacao
A artista plástica Floriana Breyer no Estúdio Carla Pernambuco (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Conhecida pelos sabores brasileiros, a chocolatière Luisa Abram recebeu o convite para trabalhar em uma receita inusitada: transformar seus tesouros de cacau em verdadeiras joias. “No processo, descobri que são duas artes similares. Os processos de fundição e temperagem são muito parecidos”, conta Luisa, que trouxe nas peças chocolates com cacau do Rio Purus, no Acre.

A parceria com a artista plástica Floriana Breyer rendeu a coleção PachAmerika Cacao, cujo design tem inspiração em iconografias latino-americanas. “A linha vem de uma pesquisa que faço há uns dez anos sobre a iconografia do Peru, Argentina e da região amazônica. Resgatei esse trabalho e conectei com a história inicial do cacau, que era usado como bebida ritualística e moeda pelos povos mesoamericanos”, conta Floriana.

pachamerika-cacao
Colar feito de pedras calcita, prata citrino e amazonita e com chocolate com drageas de choco branco e maracujá (Ligia Skowronski/Veja SP)

As joias são semicomestíveis e mesclam pedras, pratas e os produtos da Na’kau e de Luisa Abram, ambos feitos de cacau selvagem da Amazônia. Cada uma das peças inclui uma ritualística própria, que precisa ser feita para revelar a joia final. “Em Amálgama, por exemplo, temos dois brincos, a Pachamama, com o chocolate branco suculento da Luisa, e o Pachatata, de chocolate negro com pimenta baniwa da Na’kau, cujos sabores se unem após serem derretidos em uma cuia com chá de especiarias. O processo expõe a prata e os brilhantes da joia”, explica Floriana.

pachamerika-cacao-joias-comestiveis
Peças da coleção PachAmerika Cacao (Ligia Skowronski/Veja SP)

Os sabores também abraçam ingredientes como o maracujá, o açaí e o cupuaçu. A coleção será apresentada em um evento, nos dias 28 e 29 de setembro, no Estúdio Carla Pernambuco, em parceria com a Galeria Alice Floriano, de Porto Alegre, que comemora nove anos de existência.

Continua após a publicidade

Quem adquirir as peças nas datas poderá realizar os rituais no local ou optar por levar em um kit de embalagens térmicas e comestíveis de mandioca.

Estúdio Carla Pernambuco. Rua Sergipe, 768, Higienópolis. ☎ 98225-6030. Sábado (28) e domingo (29), 12h/20h. @estudiocarlapernambuco.

Publicado em VEJA São Paulo de 27 de setembro de 2024, edição nº 2912

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.