Continua após publicidade

Mpox: saiba os sintomas e as formas de transmissão

Feridas na pele e febre são algumas da principais reações

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 ago 2024, 06h00
mpox-sintomas
 (Débora F. Barreto-Vieira/ Fiocruz/Reprodução)
Continua após publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença mpox como uma emergência de saúde pública global. De acordo com a organização, surtos da doença vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos. Em 2024, os casos já superam o total registrado ao longo de todo o ano de 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.

A enfermidade é uma doença zoonótica viral, causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.

Confira quais são os sintomas da mpox e as formas de transmissão

Como a mpox é transmitida?

A principal forma de transmissão é por meio do contato próximo e prolongado (abraços, beijos, relação sexual) quando existem lesões na pele, como erupções cutâneas, crostas, feridas e bolhas ou fluidos corporais em uma pessoa infectada. A infecção também pode ser adquirido após contato com objetos contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente, como roupas, toalhas ou roupa de cama.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são erupções cutâneas ou lesões de pele (como bolhas e feridas), que podem durar de duas a quatro semanas. Outros sintomas comuns são febre, dores do corpo, dor de cabeça, calafrio, fraqueza e gânglios inchados. As lesões também podem ser encontradas na boca, na garganta, no ânus, no reto, na vagina ou nos olhos. O número de feridas pode variar de uma a milhares.

Quando aparecem os primeiros sintomas?

O intervalo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da mpox é de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, que aparecem dentro de um a três dias após o início da febre, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.