Continua após publicidade

Pentágono confirma autenticidade de vídeo com óvnis

Departamento de Defesa dos EUA investiga este e outros casos de objetos que flutuaram sobre navios na costa do país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 abr 2021, 20h01

O Pentágono confirmou a autenticidade de um vídeo publicado no Twitter pelo documentarista Jeremy Corbell, na última quinta (8), que gerou intriga nas redes. As imagens mostram algum tipo de equipamento de visão noturna captando objetos triangulares flutuando sobre o convés de um navio da Marinha americana.

A porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono, Sue Gough, afirmou que o vídeo dos óvnis foi feito por oficiais de um navio de guerra dos EUA e que os objetos se comportavam “como pirâmides voadoras”. Ela afirmou que “eles (os oficiais) se certificaram de que isso não é algo que possuímos, isso não é algo de um militar estrangeiro, e que eles (objetos) estavam se comportando de maneiras que não esperávamos”. Gough ainda ressaltou que os objetos não eram aerodinâmicos. 

Em sua postagem, Jeremy Corbell escreveu “A Marinha dos Estados Unidos fotografou e filmou óvnis em forma de ‘pirâmide’”, confira a gravação e o post abaixo. O material foi gravado em julho de 2019 na costa do sul do estado da Califórnia, segundo Corbell. Ele ainda afirmou que os objetos não são helicópteros ou drones.

O Mystery Wire, site especialista em óvnis, alega que o vídeo foi reunido junto a outras imagens pela Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPTF), um departamento do Pentágono que investiga casos do tema. 

Continua após a publicidade

Apesar de admitir a autenticidade da gravação, Sue Gough não confirmou que os objetos são reais. Ao site Futurism, ela afirmou que o ocorrido está sendo investigado. A porta-voz declarou que outros “avistamentos de drones” relatados entre os dias 14 e 15 de julho de 2019 com os navios de guerra norte-americanos também fazem parte da apuração. 

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

O Departamento de Defesa dos EUA não detalha publicamente incidentes relacionados a observações de óvnis em seus campos de treinamento ou espaço aéreo. Isso para “manter a segurança das operações e evitar a divulgação de informações que possam ser úteis a adversários”, explicou Gough. 

Alguns críticos acreditam que os objetos podem ter sido produzidos apenas por uma ilusão de ótica. É o caso de Mick West, um escritor científico, que alegou que a filmagem provavelmente foi gravada com um smartphone por meio de uma lente monocular de visão noturna, e que retrata uma aeronave comum. 

Continua após a publicidade

A explicação, segundo ele, é que se trata de um efeito óptico chamado bokeh, que desfoca e distorce a imagem, faz as luzes da aeronave parecerem triângulos ou pirâmides. Na postagem abaixo, um link para um vídeo do cientista que aborda as suposições. 

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.