Transporte

Velocidade de ônibus sobe 69% com faixas exclusivas

Segundo estudo da CET, média na cidade passou de 12,4 km/h para 20,8 km/h após coletivos deixarem de dividir espaço com os carros

Por: Veja São Paulo

Mistérios  da Cidade - Faixa de Ônibus - Multas - Ed
Em 2013, eram 155 quilômetros de faixas de ônibus em São Paulo. Hoje, são 355 quilômetros. (Foto: Renato Cerqueira/Futura Pressa)

Os ônibus que passaram a circular em faixas exclusivas neste ano têm andado mais rápido do que no período em que dividiam espaço com os carros. Levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pela CET mostra que a velocidade média dos coletivos passou de 12,4 quilômetros por hora para 20,8 quilômetros por hora, alta de 69%.

Faixas de ônibus fazem disparar o número de multas aplicadas na cidade

O estudo foi feito em 66 trechos de faixas exclusivas inauguradas neste ano, um total de 59,3 quilômetros. Com o uso de cronômetros, foram avaliados os dados viários de uma semana antes e de uma semana depois da instalação do trecho exclusivo.

Segundo os dados da companhia, a via que registrou o melhor resultado foi a Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste, onde a melhora foi de 317,3%. A velocidade média dos coletivos passou de 10,8 quilômetros por hora para 44,9 quilômetros por hora. A faixa exclusiva funciona ali desde março.

Meninas que tomaram vacina contra HPV dizem não sentir as pernas

Outro ponto que apresentou melhora foi o trecho urbano da Via Anchieta, na Zona Sul. O estudo mostra que o ganho médio foi de 84,7% (de 9,9 quilômetros por hora para 18,4 quilômetros por hora) na faixa em direção à cidade de São Bernardo do Campo. No sentido contrário, para quem ruma para o Ipiranga o ganho foi 22%, de 20,8 quilômetros por hora para 25,4 quilômetros por hora.

+ Sabesp diz que economia de água foi maior em agosto

A cidade tem hoje 355 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus.

+ Confira as últimas notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO