Cidade

No primeiro mês de uberPOOL, 30% das viagens foram compartilhadas

Ferramenta do aplicativo Uber que permite "corridas" entre até quatro passageiros faz sucesso na capital

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

uber-pacaembu-2
UberPOOL: serviço mais barato que o uberX (Foto: )

O aplicativo de transporte Uber comemora o sucesso de sua nova categoria, o uberPOOL, voltado a viagens compartilhadas. No primeiro mês de funcionamento da ferramenta, de 29 de abril até 30 de maio, 30% das corridas foram geradas de maneira dividida na capital.

De acordo com a empresa, esse número significa mais de 50 000 litros de combústivel economizados, 1,1 milhão de quilômetros rodados a menos e 125 000 quilos de emissões de CO² evitadas.

+ Testamos o novo uberPOOL

+ 9 coisas que você não sabia sobre o Uber

Em São Paulo, única cidade onde a ferramenta funciona no país por enquanto, apenas os motoristas da categoria uberX podem atender aos chamados compartilhados. O valor da viagem no sistema uberPOOL depende de alguns fatores, como o horário em que o usuário está pedindo o carro, lugar de partida e trajeto. Um algorítimo calcula a tarifa considerando as variáveis. 

Em horário de pico, por exemplo, a tendência é que o usuário pague menos, pois o objetivo é incentivar menos carros na rua, ou seja, mais compartilhamento. A economia pode ser de até 40% em relação a uma viagem sozinho. 

+ Motoristas do Uber reclamam de queda nos ganhos

Para os motoristas, a porcentagem recebida por viagem varia de acordo com cada situação. No uberX, ele ganha 75% do valor da viagem. No uberPOOL, o parceiro recebe 90% em uma viagem sem match (sem um segundo passageiro no caminho) e 70% de cada passageiro em uma viagem com match (com um segundo, terceiro ou quarto passageiro).

Fonte: VEJA SÃO PAULO