Gente

"Isso prejudica a imagem", diz Glória Kalil após sucesso de post fake

Em perfil do Twitter com mais de 50 000 seguidores, consultora de estilo teria classificado panelaço como "deselegante". "Não comentaria política", esclarece

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

Gloria Kalil
Consultora de moda, Gloria Kalil, teve um perfil falso nas redes sociais comentando os recentes panelaços contra o governo Dilma (Foto: Divulgação)

No último domingo (8), enquanto ocorreu o panelaço contra o governo da presidente Dilma Rousseff, a internet borbulhou de comentários e menções sobre o fato. Na ocasião, famosos apelaram às redes sociais para comentar a barulheira e aproveitaram para emitir suas opiniões políticas.

+ Ex-mulher de Luciano diz que teve Facebook invadido e nega críticas ao cantor

Em meio a tanta informação, muitos posts do Twitter tiveram grande repercussão. Entre eles, o comentário atribuído à consultora de moda Gloria Kalil: “Ficar gritando Fora Dilma na janela além de incomodar os vizinhos é uma atitude deselegante”. O segundo post sobre o caso chegou a ter mais de 1000 retuítes: “Ser chique é saber votar, não ficar incomodando os vizinhos batendo panela e gritando na janela fora Dilma”.

gloria kalil Twitter
Perfil falso de Gloria Kalil comentou os recentes panelaços que ocorreram no país (Foto: Reprodução / Twitter)

No entanto, as mensagens foram publicadas por um perfil falso de Glória Kalil na rede social, que possui mais de 50 000 seguidores. “Isso acaba prejudicando a nossa imagem e não há o que fazer”, afirma ela. De acordo com a consultora de estilo, tudo isso faz parte das “dores e delícias” do mundo virtual. “Não tenho tempo de ficar controlando essas manifestações, então não fico paranóica e nem abalada”, afirma. "Mas eu não comentaria sobre política."

Luana Piovani

Outra “vítima” dos chamados fakes é Luana Piovani. Recentemente, uma conta que leva o nome da atriz publicou uma mensagem sobre insinuação de que os gêmeos que está esperando são fruto de inseminação artificial. Na página, com pouco mais de 56 000 seguidores, o falsante chegou a publicar palavras de baixo calão.

luana piovani Twitter
Recado publicado na conta falsa de Luana Piovani sobre polêmica envolvendo sua gravidez (Foto: Reprodução / Twitter)

“Acho que redes sociais, apesar da força que têm atualmente, não podem atrapalhar na vida artística e profissional. Quem segue um perfil falso é porque não pesquisou o suficiente”, afirma a atriz, que fez um desabafo recente em sua conta oficial do Instagram dizendo não ter conta no Twitter.

Outra página, que também leva o nome de Luana, e carrega cerca de 17 000 seguidores, costuma publicar mensagens criticando o governo e pedindo o impeachment da presidente Dilma. “Acho que é uma forma de alguém ser feliz saindo da sua própria mediocridade. Além de eu invejar esse tempo livre”, afirma ela.

luana piovani Twitter
A atriz Luana Piovani possui dois perfis falsos com muitos seguidores (Foto: Reprodução / Twitter)

Navegando pela rede social, é possível identificar outros nomes famosos que possuem perfis falsos. É o caso do narrador esportivo Cléber Machado, que ganhou uma conta chamada de “Pensador do Século”. O estilo debochado das postagens ajuda a deixar claro que se trata de um "fake". A conta virou cult, passa dos 267 000 seguidores, entre eles personalidades da web, como o jornalista Marcelo Tas, o ator Marcelo Adnet e o apresentador Serginho Groisman (sim, em seus perfis reais).

+ Confira as últimas notícias da cidade

O ex-milionário Eike Batista também é uma das figuras mais plagiadas. Uma das páginas com seu nome tem 119 000 seguidores e ironiza o fato do empresário ter perdido sua fortuna. “É sério que posso parcelar o meu iPhone em 12x sem juros? #amando #a #ClasseMedia", diz uma das mensagens. 

Nem sempre o caminho da criação de um perfil falso traz problemas para o famoso em questão. É o caso da socialite Narcisa Tamborindeguy. A conta que leva seu nome e possui mais de 180 000 seguidores foi criada por um fã em 2009. Vendo a repercussão, ela entrou em contato com o criador da página e agora alimenta com fotos e recados o próprio perfil que era um fake.

Narcisa Tamborindeguy Twitter
A socialite Narcisa Tamborindeguy passou a administrar o perfil fake que leva seu nome (Foto: Reprodução / Twitter)

O que diz o Twitter

De acordo com as regras de utilização do Twitter, uma pessoa não pode assumir a identidade de outros usuários da rede com a intenção de iludir, confundir ou enganar. Segundo a empresa, as contas que representem outra pessoa de maneira confusa poderão ser suspensas, após análises feitas pela equipe do Twitter e reclamação de falsa identidade.

No caso de páginas que pretendem homenagear qualquer personalidade, é preciso seguir os termos de uso do Twitter e não devem conter o mesmo nome da conta original. Para isso, devem ser incluídas palavras específicas para diferenciação, como "falso", "fake" ou "fã".

Fonte: VEJA SÃO PAULO