Cinema

Conheça a tecnologia que exibirá "O Hobbit" em 48 quadros por segundo

Confira quais salas da cidade apresentarão o longa com a tecnologia High Frame Rate

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

'O Hobbit'
'O Hobbit: Uma Jornada Inesperada': tecnologia inovadora (Foto: Divulgação)

Não contente em dirigir a trilogia O Senhor dos Anéis, que, ao todo, faturou doze prêmios Oscar, o diretor Peter Jackson agora traz aos cinemas outra adaptação da obra do escritor J. R. R. Tolkien: O Hobbit. Dividido em três filmes, o primeiro, Uma Jornada Inesperada, chega aos cinemas nesta sexta (14) com uma novidade: será apresentado, em algumas salas, em 48 quadros por segundo.

+ ‘O Hobbit’ tem pré-estreia em 48 salas da cidade nesta quinta (13)

+ Leia mais sobre cinema

A tecnologia por trás do resultado, chamada High Frame Rate (HFR), permite que a cada segundo sejam capturados de 48 a 60 quadros, o dobro dos 24 utilizada há mais de 80 anos pelo cinema. Combinado ao 3D, o efeito representa uma maior riqueza de detalhes e uma das experiências mais realistas que o cinema pode proporcionar.

Nos Estados Unidos,  onde o longa já foi apresentado para a imprensa, a novidade dividiu a crítica. Enquanto alguns afirmaram que o efeito distrai, ou mesmo incomoda o espectador, outros chegaram a afirmar que os fantásticos cenários que recriam as paisagens imaginadas por Tolkien são tão realistas que parecem existir de verdade.  Peter Jackson rebateu prontamente às críticas, afirmando que todo o potencial do cinema 3D só pode ser atingido se combinado ao HFR e que o uso da tecnologia só tende a crescer. 

De acordo com o site Hollywood Reporter, apenas 400 cinemas nos EUA, e 500 no restante do mundo vão apresentar O Hobbit: Uma Jornada Inesperada nesse formato. Desses, 18 salas estão em São Paulo.

Confira abaixo quais são elas:

Cinépolis JK Iguatemi Sala Imax

Cinépolis JK Iguatemi 3

Cinépolis Iguatemi Alphaville 6

Cinemark Cidade Jardim 1

Shopping Granja Viana 1

Shopping Iguatemi 1

Cinemark Aricanduva 10

Cinemark Boulevard Tatuapé 3

Center Norte 5

Central Plaza 10

Cinemark Eldorado 1

Cinemark Market Place 2

Cinemark Metrô Santa Cruz 8

Mooca Plaza Shopping 1

Pátio Paulista 2

SP Market 9

Shopping D 2

Villa Lobos 5

Fonte: VEJA SÃO PAULO