Cultura

Oito cursos gratuitos na SP Escola de Teatro

Atuação, direção e dramaturgia fazem parte da grade oferecida

Por: Bruna Gomes - Atualizado em

SP Escola de Teatro
Exposição dos aprendizes de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, nos corredores da SP Escola de Teatro (Foto: Divulgação)

Até o próximo dia 10, estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de atuação, direção, dramaturgia e outros temas na SP Escola de Teatro. São oito cursos regulares com duração de dois anos e início previsto para 14 de fevereiro de 2012. No ato da inscrição, que pode ser feita por meio do site, é cobrada uma taxa de 33 reais. Os candidatos devem ter 18 anos ou mais e possuir ensino médio completo.

+ Cursos para desenhar HQ

+ Veja os melhores filmes em cartaz

Durante o período de aulas, além dos professores titulares, outros profissionais da área farão participações especiais. Conheça detalhes sobre os cursos:

Atuação

Curso ensina técnicas avançadas de interpretação, voz, corpo e improvisação. Além disso, as diferentes maneiras de criar uma personagem e a análise de textos de teatro também são abordadas.

Coordenador: Francisco Medeiros

Professor: Filipe Brancalião

Carga horária mensal: 96 horas

Cenografia e Figurino

Os alunos têm contato com madeira, tecido e ferramentas para colocar a mão na massa. Juntamente com aulas de técnicas de palco, a turma põe em prática diferentes modos de criar cenários, adereços e figurinos. Antes do término do curso, a escola ainda articula estágios em teatros, centros culturais, produtoras de TV e agências.

Coordenador: J. C. Serroni

Professor: Telumi Hellen

Carga horária mensal: 96 horas

Direção

A intenção do curso é orientar os alunos a terem uma visão crítica sobre a sociedade e o fazer teatral. Atividades práticas e teóricas também mostram possibilidades de linguagens e suportes diversos, como intervenções urbanas, palco italiano e teatro de rua.

Coordenador: Rodolfo García Vázquez

Professor: Ivan Delmanto

Carga horária mensal: 96 horas

Dramaturgia

Mistura de teoria, técnica e prática tem o intuito de passar conteúdos que compõem a base de criação de textos para teatro, televisão, publicidade, cinema, rádio e internet. Além disso, a construção textual por meio de processos colaborativos também é estimulada.

Coordenadora: Marici Salomão

Professor: Alessandro Toller

Carga horária mensal: 96 horas

Humor

Composto por profissionais vindos das mais diversas vertentes do humor, o curso pretende formar humoristas e comediantes não só para atuação cênica, mas para a criação de personagens cômicos com dramaturgia própria.

Coordenador: Raul Barretto

Professor: Daniela Biancardi

Carga horária mensal: 96 horas

Iluminação

As aulas unem tecnologia e trabalho artesanal. A intenção dos professores é ressaltar a criatividade dos alunos e valorizar o trabalho em equipe.

Coordenador: Guilherme Bonfanti

Professor: Grissel Piguillem

Carga horária mensal: 96 horas

Sonoplastia

O objetivo é estimular, por meio de aulas práticas e teóricas, a comunicação pelo som e formar profissionais com habilidade para relacionar o discurso musical a outros elementos que compõem uma encenação. Temas como dramaturgia sonora, teoria e repertório musicais, composição e tecnologias na produção, registro a manipulação de som e música fazem parte da grade.

Coordenador: Raul Teixeira

Professor: Martin Eikemeier

Carga horária mensal: 96 horas

Técnicas de Palco

Aqui a ideia é mostrar a atuação nos bastidores de um espetáculo. Os alunos aprendem a construir e movimentar cenários, cuidar dos adereços e dos objetos de cena, assim como realizar efeitos, auxiliar atores, costurar e pintar.

Coordenador: J. C. Serroni

Professor: Viviane Ramos

Carga horária mensal: 96 horas

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO