Receita

Sorvete de leite com calda de chocolate, do restaurante Piselli

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

O chef Paulo Kotzent diz ser "maníaco por sorvete". Toda vez que vai à casa dos pais, sua mãe prepara a receita abaixo. Ingredientes:

Para o Sorvete:

1 lata de leite condensado

2 medidas da lata de leite integral

1 medida da lata de creme de leite fresco

1 colher de manteiga integral com sal

4 ovos (separadas as gemas e as claras)

1 fava de baunilha

1 xícara de chá de açúcar refinado

½ xícara de chá de água

Para a calda de chocolate:

4 colheres de sopa de açúcar refinado

10 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de cacau em pó

1/2 colher de sopa de manteiga integral

Modo de Preparo:

Para a calda de chocolate, levar a água e o açúcar ao fogo médio e, quando começar a dourar, acrescentar o cacau em pó. Retirar a panela do fogo e misturar até ficar homogêneo. Acrescentar a manteiga gelada e mexer bem. Forrar o fundo de uma forma de bolo (de buraco no meio) com a calda e deixar esfriar.

Para o sorvete, misturar o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas, a manteiga e a fava de baunilha aberta. Levar ao fogo médio mexendo sempre para que a mistura não “talhe” e, assim que ferver, desligar e deixar esfriar.

Bater as claras em neve e, enquanto isso, numa panela pequena, levar o açúcar e a água para formar uma calda em ponto de fio. Com a batedeira ainda ligada, juntar a calda de açúcar, em fio, às claras em neve (merengue italiano), deixando-as bater até que esfriem.

Bater o creme de leite em ponto de chantilly e misturá-lo ao creme de leite condensado já frio e, em seguida, acrescentar o merengue com o auxílio de uma espátula, misturando-os delicadamente.

Despejar o sorvete na forma previamente forrada com a calda de chocolate, cobrir com filme plástico e levar ao freezer, por pelo menos oito horas. Na hora de servir, molhar o exterior da forma com água fria e desinformar o sorvete, servindo-o imediatamente, cortado em fatias.

Fonte: VEJA SÃO PAULO