Férias

Sesc Pompéia quer despertar o gosto das crianças pela literatura

Evento Mundo Livro, no Sesc Pompéia, aposta em instalações e cenários criativos para atrair a criançada

Por: Helena Galante - Atualizado em

Com instalações e cenários criativos, paredes que contam histórias e livros gigantescos, uma exposição nos 600 metros quadrados do galpão do Sesc Pompéia promete deixar a criançada – pelo menos por algumas horas – longe dos games e da televisão nestas férias. O evento Mundo Livro explora as possibilidades lúdicas do universo da literatura infantil e aproxima o público mirim das palavras. Em meio a espaços coloridos e divertidos, há intervenções com personagens saídos da ficção, narradores e frases poéticas escritas nas paredes e no chão. O passeio inclui ainda um mergulho em um mito sobre a origem das línguas e das letras.

"A criança vai trilhar sozinha seu caminho de descobertas", diz Anne Vidal, cenógrafa responsável pela produção. "Ela percorre livremente o ambiente da exposição e pode sentar para ler, ouvir um conto..." Um livro aberto convida a brincar de cabana. As fatias de uma grande maçã viram páginas de uma história. Na seção Biblioteca Universal, os livros são de mentirinha. Basta encostar o ouvido nas paredes para escutar a gravação de diálogos de tramas ou trechos de poemas como Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles. Tamanha diversidade de atividades, porém, não traz à instalação um ritmo frenético. Cheio de cantinhos aconchegantes, o espaço agradável instiga o visitante a simplesmente abrir um livro e ler – mais de 2 000 exemplares estão disponíveis. Na Árvore do Conhecimento, há balanços, redes e até uma banheira (sem água, claro) para relaxar e aproveitar a leitura.

Quem entrar na Casa do Poeta vai assistir a depoimentos de personalidades que têm alguma relação com a literatura. O empresário José Mindlin, maior bibliófilo do país, por exemplo, explica como sua paixão por livros começou cedo. Ele estimula pais e professores a se interessarem pelo mundo das letras. "É preciso que o livro seja apresentado para as crianças como fonte de prazer, não como obrigação", ensina Mindlin. "Quem não lê não sabe o que está perdendo."

MUNDO LIVRO. Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, Pompéia, tel: 3871-7700. Terça a sexta, 9h30/18h. Sábado, domingo e feriado, 10h/19h. Grátis. Até 2 de setembro.

Fonte: VEJA SÃO PAULO