Comemoração

Onde encontrar obras de modernistas em São Paulo

Confira uma lista de museus que exibem peças de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Sérgio Milliet e outros

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Semana de Arte Moderna - Di Cavalcanti
Pós-Semana de Arte Moderna: tela do pintor Di Cavalcanti de 1929 (Foto: Divulgação / Museu de Arte Contemporânea)

Depois de 90 anos da realização da Semana de Arte Moderna, seu legado continua por aqui. Diversos museus da cidade guardam obras de artistas que participaram do movimento, como Anita Malfatti — tão criticada pelo escritor Monteiro Lobato à época —, o pintor brasileiro Di Cavalcanti, Victor Brecheret e outros.

Algumas pinturas e expressões artísticas dos acervos, no entanto, não fizeram parte das atrações da Semana de 22. Ainda assim, elas refletem os traços desses artistas modernistas.

Saiba o que você pode encontrar em cada um dos estabelecimentos culturais listados abaixo:

Museu de Arte Contemporânea

Com a mostra especial "Modernismos no Brasil", o MAC-USP expõe 150 obras nacionais e internacionais de seu acervo até 29 de julho. A intenção é, por meio dessa seleção, discutir a trajetória da arte moderna no Brasil ao longo do século XX e como se deram as relações entre os trabalhos dos artistas de diferentes nacionalidades. Fazem parte da exposição as peças de Anita Malfatti, Victor Brecheret e Di Cavalcanti.

Museu de Arte Moderna

Na exposição "O retorno da coleção Tamagni: até as estrelas por caminhos difíceis”, os visitantes poderão conferir o trabalho de dois artistas presentes na Semana de 22: Sérgio Milliet e Di Cavalcanti. Deste último, por exemplo, é possível admirar os óleos "Vaso de flores" (1929), "Casa de caboclo" (1930) e "Peixe na praia" (1933). A entrada é gratuita.

Museu da Literatura Casa Guilherme de Almeida

O acervo da casa é composto por uma coleção de obras de arte e muitos dos itens foram oferecidos ao poeta Guilherme de Almeida pelos principais artistas do Modernismo brasileiro. São gravuras, desenhos, esculturas e pinturas de Di Cavalcanti, Victor Brecheret e outros.

Pinacoteca

Além de expor as obras de Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Ferrignac e Vicente do Rego Monteiro, o espaço cultural tem em cartaz até 1º de julho "O nu além das academias". A mostra reúne 35 peças, entre elas desenhos da modernista Anita Malfatti.

Fonte: VEJA SÃO PAULO