Para dar risada

Veja o roteiro do stand-up em São Paulo

Experientes humoristas divertem o público paulistano, sozinhos no palco, com piadas que falam do cotidiano. Confira a nossa seleção

Por: Camila Taira - Atualizado em

Diogo Portugal
O comediante Diogo Portugal aposta: 'o estilo veio para ficar' | Crédito: Du Borsatto

Quem hoje vê os shows do comediante Diogo Portugal lotados não imagina que, há cinco anos, ele e seis amigos que também trabalhavam com stand-up chegaram a se questionar se o estilo conquistaria os paulistanos. 'Na época, havia mais humorista do que público', diverte-se, citando uma apresentação que fez em um bar em São Paulo, quando esse tipo de espetáculo ainda não era muito conhecido.

O comediante curitibano, além de ter os shows 'Senta pra Rir' e 'Portugal É Aqui' no currículo, atua no humorístico 'Zorra Total', da TV Globo. Hoje, morando em São Paulo, ele diz considerar a cidade o centro ideal para um artista de stand-up. 'O estilo veio para ficar. A maior prova disso é o número crescente de pessoas que escrevem textos e se aventuram em apresentações de stand-up.'

Na onda dessa tendência, cada vez mais bares e teatros abrem suas portas para humoristas experientes e iniciantes contarem seus 'causos', repletos de ironia e sarcasmo. Para Carol Zoccoli, em cartaz com os espetáculos 'Santa Comédia' e 'Humor de Salto Alto', os instrumentos fundamentais do stand-up são o microfone e uma boa iluminação. Roteirista do programa 'É Tudo Improviso', da Band, ela diz que, mesmo assim, antes, havia estabelecimentos que não tinham o mínimo de infraestrutura para apresentar um espetáculo do gênero. 'Agora, tem casas muito boas apresentando stand-up', comemora.

Um dos meios comunicação mais usados para a divulgação do estilo é a internet. São inúmeros os vídeos de stand-up que caem na rede e se espalham por redes sociais. Há um ano, Gustavo Brandão, de 20 anos, resolveu fazer de suas piadas um trabalho. Atualmente, ele faz parte do elenco do 'Comédia Express', em cartaz às terças no Ton Ton Jazz. O show já teve no elenco Rafael Cortez, repórter do programa CQC, da Band. 'Acho que há muita concorrência nessa área, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem o stand-up', diz Brandão.

Confira abaixo 17 espetáculos de stand-up em cartaz em São Paulo:

Fonte: VEJA SÃO PAULO