Crise hídrica

Saiba qual sistema abastece sua residência

Instituto lança ferramenta on-line para que morador descubra de onde vem a água que abastece sua casa

Por: Veja São Paulo

Sistema Cantareira edição 2374
Rampas feitas pelas casas do entorno para a descida de barcos: insufcientes para chegar à água (Foto: Mario Rodrigues)

Com o nível do Sistema Cantareira em cerca de 3% da sua capacidade, diversas regiões do estado de São Paulo e da capital já enfrentam desabastecimento de água. Apesar da seca e da crise hídrica, muitos moradores continuam desperdiçando água por desconhecer de onde vem o recurso que chega à torneira de sua casa.

Como forma de alerta para a população sobre a gravidade da situação enfrentada no estado, o Instituto Socioambiental (ISA) lançou a ferramenta on-line De onde vem a água?, na qual é possível saber qual sistema abastece a casa do internauta.

Site de Onde Vem a Água
Ferramenta on-line que mostra de onde vem a água que abastece as casas de São Paulo (Foto: Reprodução)

Ao entrar no site, basta digitar os números de CEP de sua residência e aguardar aparecer o mapa com o sistema que fornece água para sua região. Além do mapa, a ferramenta também fornece informações sobre o nível do sistema e o quanto ele está ameaçado pela seca.

O ISA também laçou o site Faltou Água, onde a população da cidade de São Paulo podem mandar seu relato sobre quando e quanto tempo ficou sem água em casa. A partir daí, é montado um mapa com as áreas mais afetadas da cidade. 

+ Confira as últimas notícias

Fonte: VEJA SÃO PAULO