Eleições

Russomano pode ficar fora do debate da Band nesta segunda (22)

Candidato do PRB, líder nas pesquisas, ficaria ausente em solidariedade à Luiza Erundina (PSOL), impedida de participar do evento

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Celso Russomano
Russomano, que pode faltar no debate com os candidatos à Prefeitura (Foto: Ernestro Rodrigues)

Celso Russomano, candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo e líder nas pesquisas, pode não participar do primeiro debate entre os candidatos, que acontece às 22h30 desta segunda-feira (22) na TV Bandeirantes. O motivo seria o veto à participação de Luiza Erundina (PSOL), a pedido de outros dois adversários: Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olimpio (PD).

+ Veja os bens mais caros declarados pelos candidatos à prefeitura

Russomano enviou nota ontem à emissora defendendo a participação de Erundina no debate. Segundo a assessoria do candidato, ainda não está confirmada a presença dele no evento. Na semana passada, ele havia afirmado que não participaria dos debates caso a candidata do PSOL não estivesse presente.

+ Prepare-se para baixas temperaturas na capital paulistana

Erundina, por sua vez, promete um ato político em frente à Band, durante o debate, em protesto contra essa determinação.

De acordo com a nova lei eleitoral, os debates deverão ter a participação dos candidatos de partidos que tenham mais de nove deputados federais – o PSOL tem seis. A regra pode ser quebrada se houver consenso entre os candidatos, mas nesse caso, Marta, João Doria e Major Olimpio (SD) não abriram exceção.

+ Confira as últimas notícias 

Atualmente, segundo pesquisa Datafolha de julho, Erundina está em terceiro lugar nas intenções de voto, com 10%, à frente de Fernando Haddad (PT), com 8%, e Doria (6%). O líder nas intenções de voto é Russomano, com 25%, seguido de Marta (16%) .

Fonte: VEJA SÃO PAULO