Perfil

Como o maquiador Rosman Braz virou o queridinho das socialites

Profissional fatura 30 000 por mês em um salão nos Jardins fazendo as caras e bocas das ricas da sociedade paulistana

Por: VEJA SÃO PAULO

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um estacionamento de bolsas Hermès, Gucci, Chanel e Valentino se forma na bancada da antessala do 2º andar do Salão 1838, na Rua Estados Unidos, nos Jardins, onde Rosman Braz, de 38 anos, dá expediente. Numa contabilidade rápida, os acessórios colocados ali em uma trivial manhã de terça-feira ultrapassam 200 000 reais quando somados. A clientela, em grande parte formada por mulheres endinheiradas da sociedade, bate ponto no local para ter a pele transformada pela habilidade do maquiador. No comando de uma equipe de cinco funcionários, Braz cobra 300 reais pelo serviço e chega a faturar 30 000 reais por mês, em média.

Os anjos da guarda das crianças que precisam de ajuda

O ritual começa com os funcionários preparando a pele, que é limpa e tem o tom corrigido. Em seguida, a estrela do pedaço entra em cena. Ele é famoso por operar verdadeiros milagres em apenas quinze minutos. “Quando o pacote inclui o penteado, demoro no máximo 45 minutos no total”, gaba-se.

Braz é prático e organizado. Sua bancada conta com centenas de itens, como blushes, pós compactos e iluminadores. Todos à vista, nenhum é empilhado. Duas estantes transparentes guardam os cílios postiços e os batons. “Fazer maquiagem é como aprender um idioma: só faz bem quem pratica bastante”, prega.

Muitas clientes não abrem mão de seu atendimento nem quando viajam: levam-no junto com o nécessaire. A diretora de estilo Donata Meirelles, mulher do publicitário e empresário Nizan Guanaes, carregou o maquiador para Nova York em duas ocasiões. “Também já fui arrumar uma cliente para um casamento nos arredores de Paris”, conta.

Rosman Braz e Donata Meirelles
Ao lado de Donata Meirelles: ida a NovaYork especialmente para maquiá-la (Foto: Arquivo pessoal)

Ele é responsável pelo visual de boa parte da família da empresária Maricy Trussardi, o que inclui a neta Lala Rudge. Com mais de 776 000 seguidores no Instagram, a blogueira de moda tem servido de vitrine para o seu trabalho, ajudando principalmente a atrair uma clientela mais jovem. “Ela se comporta como a avó: chega aqui e já sabe o que quer, não tem dúvida de nada”, diz Braz. “Tem menina que senta aqui na minha cadeira com o celular na mão para pedir a maquiagem i-gual-zi-nha à da Lala.”

O profissional cuida da pele aveludada da blogueira há mais de dez anos e é requisitado pela cliente em todas as ocasiões especiais, incluindo a de seu badalado casamento, em 2012, com o empresário Luigi Cardoso. “Ele sabe exatamente do que eu gosto e não gosto. Sou a sua fã número 1”, elogia Lala.

Rosman Braz e Lala Rudge
A blogueira Lala Rudge: propaganda sobre a eficiência de Rosman atrai jovens ao salão (Foto: Arquivo pessoal)

Além de fazer um serviço vapt-vupt, o maquiador é elogiado por acertar sempre a mão, deixando a mulher com cara de sofisticada, sem nunca apelar para o look perua. “Faço a pessoa ficar chique, mas sem exageros. Olhos com sombra escura demais, por exemplo, estão muito em baixa”, ensina. Embora tenha a pele lisa à base de tratamentos a laser, Braz diz não passar maquiagem. “Detesto ter base sobre a pele”, explica.

+ A expansão do circuito de feiras orgânicas em São Paulo

A dermatologista Adriana Vilarinho também é fã do seu trabalho, mas prefere ser atendida em casa. “Ele me deu grandes lições, e hoje consigo me virar bem sozinha”, conta. Esse tipo de consultoria, que começou informalmente, virou um negócio. O maquiador passou a ministrar aulas particulares para suas freguesas, ao preço de 500 reais por uma hora e meia. 

Nessas ocasiões, a cliente traz seu arsenal de beleza para ele fazer uma avaliação dos produtos (o que vale manter, o que pode ser dispensado e o que precisa ser adquirido). Depois, é hora de botar a mão na massa para aprender a usar tudo. Ele também ocupa parte de seu tempo fazendo listas de viagem. “Quando vou ao exterior, Braz me fala das novidades e o que vale a pena comprar”, conta Fabiana Delfim, empresária de moda e filha do ex-ministro Delfim Netto.

+ Mostra Internacional começa com 229 obras inéditas

Filho de pai comerciante e de mãe dona de casa, o profissional nasceu em Caicó, pequeno município localizado a 252 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. A família queria que fosse padre ou médico. Aos 14 anos, porém, o garoto fascinado por produtos de beleza colocou um espelho no quarto, comprou um difusor — hit absoluto nos anos 80— e passou a atender as amigas para a principal balada do município, a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Sant’Ana.

Rosman Braz - Renata Queiroz de Moraes
Com a empresária Renata Queiroz de Moraes: consultoria para as clientes (Foto: Arquivo pessoal)

Mudou-se para São Paulo em 1997, quando fez cursos de maquiagem no Senac. Atuou em alguns salões importantes, mas ganhou destaque mesmo com uma passagem de três anos no estabelecimento de Marcos Proença, um dos principais nomes do mercado. “Aprendi com ele a ter planejamento e a pensar no salão como um todo”, afirma.

A relação entre os dois estremeceu quando Braz abriu um blog sobre maquiagem, há três anos. “O Proença pediu para eu hospedar a página dentro do site dele, não concordei e saí de lá.”

Procurado pela reportagem de VEJASÃO PAULO, Proença fugiu do assunto. Alegando uma gripe forte, disse que não podia falar. Gente do ramo fofoca que o sucesso do pupilo incomoda o antigo patrão. Dona do salão 1838, onde o profissional trabalha desde 2012, Lucinha Mauro coloca um pouco de pimenta na história. “Aqui, meus colaboradores têm liberdade de brilhar, porque não sou ciumenta”, diz a empresária, referindo-se à estrela do momento das bases e dos blushes. 

Truques na manga

Alguns dos conselhos delepara problemas comuns

› Passe soro fisiológico gelado na pele apósusar o demaquilante. “Ele vai deixá-la hidratadae sedosa.”

› Não use sombra nem brilho se tiver maisde 45 anos. O brilho acentua as rugas.

› Aplique o iluminador com a pontados dedos para criar um efeito esfumado.

› Lave os pincéis com água e saboneteneutro uma vez por semana, para mataras bactérias e evitar infecções da pele.

› Menos é mais. “Maquiagem demais espantaos homens, que não reconhecem a mulhere sentem medo de se sujar.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO