Receitas - Prato principal

Risoto de creme de aspargo e camarão-rosa do Apriori

De textura exemplar, o risoto de creme de aspargo e camarão-rosa é preparado com pedaços do crustáceo e coroado com um camarão inteiro chapeado e um trio de aspargos.

- Atualizado em

CHEF: Juliano Melo

Ingredientes

Creme de aspargo:

1 maço de aspargos frescos com as pontas separadas dos talos

100ml de caldo de legumes

100ml de creme de leite fresco

Risoto:

2 xícaras (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo

16 camarões rosa (12 cortados e 4 inteiros)

1 cebola média picada

3 colheres (sopa) de manteiga

400ml de caldo de legumes

30ml de azeite

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

50g de parmesão ralado

Sal a gosto

Modo de preparo

Creme de aspargo:

Descasque os talos dos aspargos. Em uma panela, ferva o caldo de legumes, os talos e as pontas dos aspargos e deixe por 1 minuto. Reserve as pontas. Bata o restante no liquidificador com o creme de leite e 25ml de caldo de legumes.

Risoto:

Refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o arroz e refogue. Junte o sal, o vinho e mexa até evaporar. Em seguida, adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até ficar al dente, mexendo sempre.

Quando estiver quase no ponto desejado, adicione 12 camarões picados, temperados com sal e pimenta, o creme de aspargos e deixe por cerca de 2 minutos. Adicione o parmesão ralado e acerte o sal. Retire do fogo e finalize com 2 colheres de sopa de manteiga.

Decoração:

Em uma frigideira aquecida, coloque 1 colher de sopa de manteiga em fogo baixo e salteie os 4 camarões restantes e as pontas dos aspargos com sal e pimenta.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO