Paralimpíada

Ricardo de Oliveira ganha primeiro ouro brasileiro

O paratleta foi o melhor entre os competidores em salto em distância para cegos

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

reprodução_olimpiada
Ricardo Oliveira: primeiro ouro do Brasil na competilção (Foto: Reprodução Twitter)

Saiu a primeira medalha de ouro para o Brasil na Paralimpíada Rio 2016. Nesta quinta (8), durante a final da modalidade salto em distância, o atleta Ricardo Costa de Oliveira consquistou o primeiro lugar do pódio na categoria T11 (para pessoas completamente cegas).

+ Polícia prende acusado de vender atestado médico falso na Zona Sul

O salto campeão foi de 6,52 metros, oito centímetros a mais que o americano Lex Gilette, que ficou em segundo lugar com de 6,44 metros. Lex era um dos favoritos ao ouro, principalmente por ter conquistado o recorde mundial na modalidade, com 6,77 metros, em 2014. 

+ Doria é proibido de usar bordão de posto de gasolina

No primeiro salto da competição, Ricardo Oliveira não pontuou por ter queimado a tábua. Só conseguiu nota suficiente para ultrapassar o americano na quarta e última tentativa. Em um vídeo publicado no Twitter do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ricardo diz que a deficiência visual é o seu "melhor inimigo", que vai acompanhá-lo por toda a vida.

A medalha de bronze da modalidade ficou com o ucraniano Ruslan Katyshev em um salto de 6,20 metros.

+ Últimas notícias

A primeira medalha brasileira na Paralimpíada foi no atletismo, quando Odair Santos obteve a prata nos 5 000 metros para deficientes visuais. Neste momento, o Brasil está em primeiro lugar no quadro de medalhas.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO