Receitas - Sobremesas

Receita de sopa de grapefruit do Due Cuochi Cucina

Sobremesa do chef Paulo Barroso de Barros: espécie de gelatina de limão com gomos de grapefruit e laranja-baía, regados à calda de licor de laranja e decorado com suspiros

- Atualizado em

Ingredientes

Suspiros

3 claras de ovos grandes

300g de açúcar de confeiteiro

Raspas de 1 limão siciliano

Aspic

Suco de 4 limões sicilianos

300ml de água

150g de açúcar

6 folhas de gelatina sem sabor

Calda

500g de açúcar

200ml de água

50ml de licor de laranja

Frutas

4 laranjas-baía

4 grapefruits

Folhas de hortelã (para decorar)

Modo de preparo

Suspiros

Bata as claras e o açúcar na batedeira até formar picos. Junte as raspas de limão e faça os suspiros sobre uma assadeira com a ajuda de um saco de confeiteiro. Deixe em lugar arejado por cerca de 12 horas para que sequem (ou asse em forno a 90 graus por 1 hora).

Aspic

Ferva o suco de limão com a água e o açúcar. Hidrate em água as folhas de gelatina. Retire a mistura de suco do fogo e espere chegar a 40°C, coloque a gelatina hidratada, mexa bem até dissolver e ponha num recipiente plástico. Leve à geladeira e espere até ficar firme (cerca de 6 horas).

Calda

Ferva o açúcar e a água até o ponto de calda fraca. Retire do fogo e junte o licor de laranja. Espere esfriar e leve ao freezer para ficar bem gelada (cerca de 6 horas).

Frutas

Corte a laranja e a grapefruit em gomos. Coloque os gomos de frutas em um prato, intercalando-os até formar um círculo.

Montagem

Despeje a calda, aos poucos, sobre as frutas. Corte em quadrados pequenos o aspic de limão e disponha entre os gomos. Por fim, coloque alguns suspiros e decore com hortelã cortada em tiras.

Rendimento: 4 porções

Fonte: VEJA SÃO PAULO