Receitas - Prato Principal

Receita de escalope de filé-mignon com escarola e batata do Antonietta

Em lâminas finas, o escalope de filé-mignon ganha a companhia de escarola fresca e purê de batata

- Atualizado em

CHEF: Mario Martini e Eduardo Ursini

Ingredientes

90g de batata

300g de filé-mignon

30ml de emulsão de azeite com suco de limão*

30g de escarola

15g de manteiga

Pimenta-do-reino branca a gosto

20g de queijo parmesão

Sal a gosto

Salsinha a gosto

* Para preparar a emulsão bata três partes de azeite para uma de limão. Use um batedor. O ponto ideal é quando a mistura ganha uma coloração amarelada.

Modo de preparo

Descasque a batata, corte-a em cubinhos e cozinhe até ficar bem macia. Em seguida, coloque a batata cozida numa tigela e adicione a manteiga, a salsinha, o queijo parmesão, sal e pimenta a gosto. Misture os ingredientes amassando a batata com um garfo. Não transforme a mistura em purê, deixe ainda alguns cubos de batata.

Aqueça uma frigideira e coloque de duas a três colheres (sopa) da batata, moldando-a como um hambúrguer. Deixe dourar dos dois lados utilizando uma espátula para virar. Reserve no forno só para manter quente.

Bata os escalopes em uma tábua de carne até que fiquem com cerca de 5mm de espessura. Aqueça-os em uma grelha até que a parte de cima comece a soltar sangue. Neste momento, acrescente sal e pimenta. Para um resultado melhor use um sal mais granulado e pimenta moída na hora. Vire a carne e deixe por mais 30 segundos.

Coloque um escalope no prato, disponha as folhas de escarola fresca por cima da carne e tempere com sal e a emulsão de azeite de oliva e suco de limão. Ponha o outro escalope por cima e mais um pouco da emulsão.

Rendimento: 1 porção

Fonte: VEJA SÃO PAULO