Receitas - Prato Principal

Receita de cassoulet do La Casserole

- Atualizado em

CHEF: Marie-France Henry

Ingredientes

Carnes

4 metades de peito de pato

4 bistecas de porco (aproximadamente 100g cada)

320g de pernil de cordeiro em cubos

4 lingüiças de porco

4 paios

4 fatias de bacon bem finas e assadas

4 litros de banha de pato

Sal

Pimenta-do-reino

1/2 maço de tomilho picado bem fino

500ml de caldo de carne claro

30ml de azeite

Feijão

320g de feijão branco

20g de tomilho

200g de cenoura cortada em cubos bem finos

2 cebolas échalotes pequenas cortadas em pedaços

1 dente de alho

2 folhas de louro

50ml de azeite

20ml de água

Sal

Pimenta-do-reino

Finalização

80g de farinha de mandioca

Modo de preparo

Carnes

Tempere os peitos de pato com sal e pimenta a gosto e o tomilho. Em uma panela bem funda coloque a banha de pato e aqueça até derreter. Acrescente os peitos de pato, os paios e as lingüiças. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 50 minutos sem deixar ferver. Retire do fogo e reserve. Em uma panela funda, aqueça o azeite e "sele" a carne de cordeiro em cubos e as bistecas de porco, previamente temperadas com sal e pimenta. Na mesma panela, acrescente o caldo de carne e cozinhe as carnes em fogo alto, mantendo a panela tampada. Após o início da fervura, deixe por aproximadamente mais 20 minutos, até que as carnes fiquem bem macias. Reserve as carnes e o caldo.

Feijão

Deixe o feijão de molho da noite para o dia seguinte. Cozinhe e escorra, reservando o feijão. Em uma panela grande, esquente bem o azeite e refogue a échalote, a cenoura, o alho e o louro. Adicione a água e deixe evaporar. Acrescente o feijão, as carnes e o caldo de cozimento, deixando cozinhar por mais 10 minutos. Verifique o sal e a pimenta.

Finalização

Em quatro cumbucas refratárias individuais, monte o cassoulet intercalando o feijão e as carnes. Finalize com feijão e acrescente uma fatia de bacon por cumbuca. Polvilhe com farinha de mandioca por último. Leve ao forno pré aquecido (250ºC) até borbulhar e a farinha gratinar.

Fonte: VEJA SÃO PAULO