Agenda

Bons programas da 6ª Semana Ticket Cultura & Esporte

Evento com atrações gratuitas ocorre até 18 de novembro

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Circo Zanni
Circo Zanni: uma das atrações da semana especial (Foto: Studio Fabio Nunes)

Até dia 18, a sexta edição da Semana Ticket Cultura & Esporte traz eventos gratuitos para a cidade. São opções para a família, jovens, crianças, enfim, os mais variados tipos de público.

Conjunto Nacional, Masp, Praça Victor Civita, Auditório Ibirapuera, Circo Zanni e CEUs estão entre os endereços participantes. Para facilitar seu trabalho na hora de escolher um programa, selecionamos 15 atrações com o melhor do evento. Confira:

  • Doado ao Museu do Louvre, de Paris, pelos herdeiros do barão, colecionador e filantropo Edmond de Rothschild, o fantástico conjunto de obras do Renascimento alemão chega ao Masp, em mostra concebida exclusivamente para o museu. Trata-se de uma atração imperdível. São 61 gravuras e desenhos sobre papel. O mais fascinante é acompanhar na seleção como a estética da época foi evoluindo da influência gótica para as inovações de perspectiva herdadas da Itália. Grande gênio do período, Albrecht Dürer é contemplado com vários trabalhos, como os magníficos A Santíssima Trindade e Santo Eustáquio. Martin Schongauer aposta em tons grotescos e humorísticos em Três Cabeças Orientais, Busto, colorido em guache. Complementam a montagem dois óleos pertencentes à instituição paulistana, inclusive um de Lucas Cranach, o Velho. Prorrogada até 27/01/2013.
    Saiba mais
  • Nenhum cinéfilo precisa de maiores apresentações quando se trata de Andrei Tarkóvski (1932-1986). Nome por trás de algumas obras-primas das mais sensíveis e metafísicas da história do cinema, caso de Andrei Rublev (1966), Stalker (1979) e O Sacrifício (1986), o diretor russo tornou-se objeto de culto pelos takes longos e pela direção de arte esfumaçada. Não à toa, ele está sendo homenageado com uma retrospectiva na 36ª Mostra Internacional de Cinema. Seu talento, contudo, estendia-se também a outro tipo de câmera, a fotográfica. Por exemplo, Tarkóvski chegou a registrar mais de 300 polaroides. Oitenta delas, clicadas de 1979 a 1984, foram reunidas na mostra Luz Instantânea, em cartaz no subsolo do Masp, e em uma caprichada edição da Cosac Naify (160 páginas). Diminutas, as obras, apesar de mantidas em condições rígidas de temperatura, devem ser vistas pelo público enquanto ainda existem: a qualquer momento podem começar a desbotar, e não há negativos. Tarkóvski fotografava nos intervalos de filmagens e na rotina cotidiana. Os principais personagens dos trabalhos são a esposa do diretor, Larissa Tarkovskaya, o filho do casal, Andrei (curador da montagem, aliás), e o simpático cão da família, Dak (além de um gatinho menos presente, Grisha). Os três aparecem retratados sempre sob um viés terno e gentil. Mas é nos espaços vazios — a casa de campo da família, um lago, descampados outonais, o campanário de uma igreja, as ruas da cidade medieval de Bagno Vignoni, na Toscana, onde Nostalgia (1983) foi filmado — que o silêncio contamina o espectador e o obriga a se comover com a pungente relação entre neblina e luminosidade. O realizador consegue nessas imagens algo raro e admirável: suspender e, para citar o título de seu livro de memórias, esculpir o tempo. De 17/10/2012 a 25/11/2012.
    Saiba mais
  • Composta de peças feitas desde o século XIV e pertencentes ao Museu Nacional da Coreia, em Seul, a mostra aborda a história da cerâmica coreana até os nossos dias. Por se tratar de um tema pouco disseminado no país, é elogiável a contextualização didática dos textos de parede da exposição. Entre os setenta trabalhos há garrafas, jarras, tigelas e até um delicado conjunto de urnas fúnebres. As obras contemporâneas dialogam muito bem com as mais antigas. Até 25/11/2012.
    Saiba mais
  • Mostra da série idealizada a partir de recortes do acervo do Masp, Deuses e Madonas — A Arte do Sagrado reúne quarenta obras, inclusive algumas maravilhas bem conhecidas do público paulistano, caso da Anunciação, de El Greco, da Ressurreição de Cristo, de Rafael, e das quatro telas da série As Quatro Estações Hartmann, de Delacroix. Atente para a obra-prima São Jerônimo Penitente no Deserto, de Andrea Mantegna, recentemente restaurada no Museu do Louvre.
    Saiba mais
  • Reduzida por anos a modos enfadonhos de exibição (“pintura francesa”, “pintura italiana”...), a preciosa coleção do Masp vem ganhando novos recortes temáticos desde 2007, graças aos esforços do curador-chefe do museu, Teixeira Coelho. Depois de A Arte do Mito, Virtude e Aparência, A Natureza das Coisas e Olhar e Ser Visto, chegou a vez de Romantismo — A Arte do Entusiasmo, composta de 79 obras. A tese é polêmica. Na opinião de Coelho, o gênero romântico não se limita ao movimento localizado historicamente na virada do século XVIII para o XIX. Representa, independentemente da época, um modo de o artista se relacionar com seu trabalho e o mundo ao redor, cada vez mais individualizado, intenso e em choque com padrões estéticos e morais. Dentro desse conceito, marcam presença nos nove módulos da exposição tanto nomes muito antigos, a exemplo de Hieronymus Bosch e El Greco, quanto os contemporâneos León Ferrari, Tomie Ohtake e Marcello Grassmann, autores de peças que costumam sair pouco da reserva técnica da instituição. A seleção passa por Van Gogh, Manet e Modigliani. Há ainda o desenho Cavaleiro, de Salvador Dalí, uma valiosa e infelizmente rara doação recebida pelo museu em 2008.
    Saiba mais
  • A cada dia será realizada uma obra ao vivo para o público presente no Conjunto Nacional explorando a diversidade de estilos e olhares da nova geração de artistas urbanos na cidade de São Paulo. Curadoria de Alexandre Vianna e Vivian Schaeffer, cada um dos sete triedros (painéis com três lados) será dedicado a um artista, que fará a sua intervenção. O tema de cada trabalho será livre. As obras ficarão expostas até 18/11/2012. Artistas: • 05/11 às 12h - intervenção Nove • 06/11 às 12h - intervenção Paulo Ito • 07/11 às 12h - intervenção Jey • 08/11 às 12h - intervenção Marina Zumi • 09/11 às 12h - intervenção Magoo • 10/11 às 16h - intervenção GuidTati • 11/11 às 16h - intervenção DionR
    Saiba mais
  • Em parceria com a Make-A-Wish® Brasil, instituição que tem como objetivo realizar os desejos de crianças que têm suas vidas ameaçadas por doenças graves, a 6ª Semana Ticket Cultura & Esporte leva ao Conjunto Nacional um grande céu para que o público visitante compartilhe seus desejos formando uma grande constelação de desejos. Para cada desejo compartilhado no céu, a Ticket doará R$ 1,00 à Make-A-Wish® Brasil. De 05 a 18/11/2012.
    Saiba mais
  • O grupo combina música instrumental e vocal com elementos de entretenimento. Liderada pelo renomado baterista Adonis Rose, vencedor do prêmio Grammy e aclamado pela New Orleans Magazine como sendo o músico all star do Jazz Contemporâneo, é composta pelos melhores músicos da região de Dallas/Fort Worth, EUA. Dia 17/11/2012.
    Saiba mais
  • De forma divertida, Kiara Terra conta uma história baseada no livro “O Leão e A Estrela” (Ed. Cia das Letrinhas), de Mariana Zanetti. No centro da trama está um leão que passava o dia inteiro em uma caverna e só gostava de sair à noite. Durante a atividade, as crianças são incentivadas a interagir. Dia 16/02/2013.
    Saiba mais
  • Lembra do Prático, do Heitor e do Cícero, os porquinhos perseguidos pelo Lobo Mau? Esqueça. Aqui, a história começa com a caricata dupla Pipo e Pepe, donos de um açougue bem diferente. Em vez de carne de verdade, eles vendem carne de bicicleta, de martelo, de óculos... Até o dia em que recebem uma encomenda de carne de porco. Está feita a confusão. Pipo parte para o sítio de Tia Porpeta, onde vivem os Três Porquinhos. As atrizes da Cia. Le Plat du Jour se revezam e equilibram nonsense com técnicas de palhaço e mímica. Recomendado a partir de 3 anos. Estreou em 6/9/2003. Até 31/8//2016.
    Saiba mais
  • Adaptação da Companhia Le Plat du Jour para o conto dos irmãos Grimm. Com muito humor, as atrizes Renata Maia e Renata Bruel contam a conhecida história recorrendo a coloridos chapéus e a outras peças retiradas de um armário. À medida que trocam de acessórios, revelam-se nos papéis de Lobo, Vovó, Chapeuzinho e Caçador. Tudo animado, claro, com dança, malabarismos, mímica e palhaçadas. Estreou em 3/3/2001. De 8 a 29/7/2016.
    Saiba mais
  • Formada em Comunicação das Artes do Corpo, encantou-se com a linguagem de narração de histórias e desde 2009 não parou mais. Como contadora passou pela biblioteca Hans Cristian Andersen, já contou nas bibliotecas Cora Coralina, Hans Cristian Andersen e em eventos particulares. Dia 18/11/2012.
    Saiba mais
  • Adaptação da Companhia Le Plat du Jour para o clássico dos irmãos Grimm, a montagem narra a história de duas simpáticas pássaras. Bicudona e Bicudinha estão em apuros. Por causa do desmatamento, as duas precisam sair da floresta. São elas que dão a deixa para a entrada dos personagens principais, João Maria e Maria João, dois irmãos perdidos no bosque. Na companhia de bonecos e de um cenário funcional e colorido, do qual fazem parte uma apetitosa casa da bruxa e um belo rio de tecidos azuis, a peça vale a pena por causa do trabalho das atrizes Beatriz Diaféria e Flávia Strongolli. Estreou em 28/6/2007. De 7 a 28/7/2016.
    Saiba mais
  • Espetáculo circense / Circos

    Circo Zanni
    1 avaliação
    A trupe circense entra em curta temporada no Sesc Pinheiros, com um espetáculo que mescla criações inéditas com números clássicos revisitados, novos cenários e figurinos. Números aéreos com liras, tecidos, corda marinha, trapézio em balanço, acrobacias, números de equilíbrio no arame, mágicas e palhaçadas preenchem o palco ao som da banda. Dias 22, 23 e 24/7/2016.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO