Roteiro

Oito programas grátis para curtir com as crianças

De show quatro estrelas a uma exposição de dinos, passeios bacanas para curtir não pagando ingresso

Por: Mariana Rosário

Sair com os pequenos nunca sai barato. Além da entrada, também é preciso pensar no transporte, nos lanchinhos, naquela souvenir ... No final das contas, curtir um final de semana em família quase não cabe no bolso. Mas gratuitas! Confira:

Beatles para Crianças
Beatles para Crianças: apresentação grátis no Sesc PInheiros (Foto: Karina Sousa)

Beatles para Crianças

O divertido show de Rock com canções do quarteto de Liverpool terá exibições gratuitas no Sesc Pinheiros no sábado (5) e no domingo (6), às 16h. A agitação acontecerá na praça que fica na entrada do prédio. O melhor da exibição? É grátis, basta chegar e curtir canções como Help!, Let it Be e Hey Jude tocadas pelos músicos Fábio Freire (voz, violão e uquelele) e completado por Gabriel Manetti (voz), Ludi (guitarra, teclados e gaita), Humberto Vigler (bateria) e Johny Frateschi (baixo). Será impossível não sair de lá com um sorriso no rosto.

+ Quanto custa brincar nas piscinas de bolinhas gigantes

Mundo Jurássico
O tiranossauro rex e seus dentões afiados: movimentos realistas e grunhidos na mostra Mundo Jurássico (Foto: Divulgação)

Mundo Jurássico

Apesar da aparência pouco amigável, fica difícil não se encantar com as réplicas robotizadas de dinossauros que estão disponíveis para visitação no Shopping D em seu horário de funcionamento. Logo na entrada, o tiranossauro rex e seus dentões para lá de afiados recebem as pessoas com grunhidos e movimentos bem realistas — pelo menos aos olhos das crianças. O bichão tem impressionantes 5 metros de altura e 13 de comprimento. Eles ficam espalhados até o 2º piso do shopping. Ou seja, vá com calma para caçar todos os treze exemplares, ler as fichas técnicas repletas de curiosidades e observar por alguns minutinhos as criaturas em movimento. Assim, a caça ao tesouro da Idade da Pedra vira um passeio divertido. Até 10/3/2016.

planetário projetor céu cosmo astronomia ibirapuera 3
Planetário do Ibirapuera: aproveite até o fim do mês de fevereiro, quando há mais sessões abertas ao público (Foto: Ricardo D’angelo)

Planetário do Ibirapuera

Programe-se para ir durante este mês de fevereiro. É quando todas as quatro sessões diárias, de terça a domingo, são abertas ao público. A partir de março, o horário se restringirá aos fins de semana. Durante a exibição, todas as luzes se apagam, claro. Por isso, vale ficar de olho na nossa recomendação etária (a partir de 5 anos) e avisar as crianças antes do início que os próximos quarenta minutos serão no escuro. Mas não se preocupe: logo o céu estrelado os deixará hipnotizados. Na sala de 550 metros quadrados em formato circular, os meninos e meninas deitados em poltronas similares às de cinema podem vislumbrar o céu do verão paulistano de uma forma bem diferente, sem poluição, luzes da cidade ou qualquer nebulosidade. Estrelas, planetas, meteoros e cometas aparecem como bonitos pontos iluminados em um cenário digno de filme. Uma aulinha explicativa acompanha cada trecho da apresentação e entretém inclusive os adultos.

Horários: terça a domingo, às 10h, 12h, 15h e 17h. Grátis. As senhas para a entrada devem ser retiradas no local uma hora antes de cada sessão (40 minutos). 

Brasil Game Show 2014
O Incrível Hulk: personagem de tamanho real parecia esmagar os visitantes (Foto: Tatiane Rosset)

Hulk e Hulkbuster

Réplicas em tamanho real dos grandalhões da franquia Vingadores podem ser visitados no segundo piso do Shopping Eldorado. A riqueza de detalhes dos dois impressiona até os crescidinhos – que também são fãs de filmes de super heróis, claro. Ao lado das peças gigantes, também estão várias outras action figures, mas em escala bem menor. Um bônus: as fotos estão liberadíssimas!

+ Ingresso de cinema em shopping varia até 86%

Oficina Casinha – Museu da Casa Brasileira

Com a intenção de incentivar os pequenos a utilizarem a criatividade de uma forma ecológica, o Museu da Casa Brasileira preparou uma atividade onde será possível construir mini casinhas com itens recicláveis. A ideia é que as crianças construam seus brinquedos a partir de suas histórias. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail (agendamento@mcb.org.br) ou telefone (11) 3026-3913/ 3032-3727. A atividade acontece no próximo sábado (27), a partir das 14h30. A recomendação é para crianças a partir de 5 anos, para as menores de 12 anos é preciso que pais ou responsáveis acompanhem a atividade.

paleta mexicana
Que tal aprender a fazer uma paleta mexicana antes do fim do verão? (Foto: Ligia Skowronski)

Oficina de Paletas

Essa aula do Sesc Pinheiros deixará um gostinho de quero mais na criançada. Trata-se de um workshop com uma nutricionista para fazer as deliciosas paletas mexicanas. A parte boa? Aqui os pequenos aprenderão a fazer os picolés de frutas naturais, sem o uso de conservantes e pra lá de refrescantes no verão. A atividade é recomendada para crianças acima de cinco anos e acontece neste domingo (28), às 11h30.

Pela Estrada Afora

Temos aqui uma versão diferente da tradicional história de Chapeuzinho Vermelho. Nesta montagem, a menina de capuz torna-se uma pré-adolescente que mora com a mãe em uma cidade do interior. O Lobo e o Caçador aparecem como dois perigos para a garota, que fica encantada com a aparência dos vilões. No final, a moral da história é alertar as crianças da máxima: quem vê cara não vê coração. A apresentação acontece no piso Raposo nesse sábado (27), às 14h e as 17h30.

Ninhos – Cia. Balagandaça

A praça de eventos do Sesc Vila Mariana recebe neste domingo (28), às 18h a peça Ninhos, apresentada pela Cia. Balangadança. O espetáculo de dança quer mesclar as brincadeiras de crianças com o movimento de animais. A ideia é apresentar elementos de danças contemporâneas de maneira bem lúdica.

VEJA TAMBÉM

+ Dez motivos para visitar o SP Diversões

+ As atrações mais disputadas do Parque da Mônica

Fonte: VEJA SÃO PAULO