Cidade

Prefeitura fecha Minhocão mais cedo neste sábado (4)

Ação faz parte de segundo teste feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que estuda o possível bloqueio do viaduto a carros durante os fins de semana

Por: Veja São Paulo

minhocão
Domingode lazer: espaço aberto desde 1989 para as pessoas (Foto: Apu Gomes)

O Minhocão será bloqueado mais cedo neste sábado (4), em um novo teste da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que estuda a possibilidade de fechar o viaduto todos os fins de semana. O tráfego de veículos será interrompido às 15h e o elevado será exclusivo ao uso de pedestres e ciclistas até às 6h30 de segunda-feira (6). Aos sábados, o Elevado Costa e Silva normalmente é fechado às 21h30. Este é o segundo teste feito pelo CET para analisar o impacto ao tráfego de automóveis. O primeiro foi realizado no dia 20 de junho, durante a Virada Cultural.

+ A virada do Minhocão

A companhia monitorou o trânsito e concluiu que o fechamento do viaduto não prejudicou o trânsito, apesar de ter havido um aumento do número de carros nas vias sob o elevado logo após a interrupção. O maior congestionamento foi formado no cruzamento da Rua Amaral Gurgel com a Major Sertório, na região central. A lentidão da Avenida General Olímpio da Silveira foi da Praça Marechal Deodoro até a Rua Traipu, e da Rua das Palmeiras e Sebastião Pereira, desde o cruzamento com a Rua Jaguaribe, até a Praça Marechal Deodoro.

+ Fechar Minhocão é viável, diz estudo preliminar da CET

Para reduzir o trânsito, a CET alterou a programação dos semáforos e proibiu o estacionamento na Rua Amaral Gurgel. Além disso, a avaliação da companhia registrou que seria necessário rever a regulamentação de estacionamento na Rua das Palmeiras, Amaral Gurgel, Avenida São João sentido centro-bairro (entre Avenida Duque de Caxias e rua Helvétia), Rua Major Sertório e Rua Jaguaribe.

A votação que aprova o projeto de lei para fechar o Elevado Costa e Silva para a circulação de de veículos aos sábados foi aprovada pelos vereadores da capital em maio. O bloqueio já acontece aos domingos e feriados e também durante a semana, entre as 21h30 e 6h30.

+ “Proposta de imbecil e idiota”, diz Maluf sobre planos de desativar Minhocão

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirma que uma decisão definitiva sobre o fechamento do Minhocão deve ser divulgada ainda no mês de julho.

Fonte: VEJA SÃO PAULO