Negócios

Pepe Altstut amplia seus investimentos no ramo funerário

Dono do cemitério vertical de Santos citado no 'Guinness', o empresário argentino vai erguer outro empreendimento na área

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O argentino José Altstut sempre detestou velórios e enterros tradicionais. Achava que a situação só fazia aumentar a dor da perda, em cerimônias opressoras e deprimentes. Resolveu, então, ingressar no ramo funerário com o objetivo de provar que era possível fazer uma despedida digna e emocionante, mas com um clima mais leve. Seu Pepe, como o empresário de 76 anos é conhecido, prosperou no negócio e virou referência na área. Inaugurou em 1984 o mais alto cemitério vertical do mundo (com direito a carimbo do Guinness World Records). Ele fica em Santos, cidade do litoral paulista onde vive desde 1963 — depois de seguir o pai comerciante que saiu de Santa Fé para procurar trabalho no Brasil.

+ Corinthians lança cemitério exclusivo para seus torcedores

A obra compreende um conjunto de cinco edifícios, o mais alto com catorze andares (o projeto prevê expansão até o 32º piso, mas sem um prazo definido para que isso ocorra). O condomínio tem capacidade para cerca de 20 000 corpos (cerca de 70% das vagas já estão ocupadas). “Acho que atingi meu objetivo de oferecer algo diferente”, afirma ele, com o sotaque portenho carregadíssimo que nunca o abandonou. A inspiração para o projeto veio quando conheceu um empreendimento similar em Porto Alegre. Pepe adaptou a ideia para uma escala muito maior. Surgiu assim o Memorial Necrópole Ecumênica. Rodeado por natureza, o local onde antes funcionava uma pedreira transmite tranquilidade. Uma música calma sai das caixas de som espalhadas por todo o ambiente. Os lóculos são padronizados. Não é permitido enfeitar os espaços com velas, fotos e outros objetos. Flores, apenas artificiais. Em datas especiais, o lugar recebe shows de figuras como Agnaldo Rayol.

Limusine funerária Memorial
Limusine funerária: transporte de luxo faz parte de pacote de até 51 000 reais (Foto: Fernando Moraes)

Os visitantes podem se surpreender ainda com atrações inusitadas para um endereço do tipo, a exemplo de um pequeno museu com nove carros, quatro motos e cinco bicicletas, tudo do acervo particular de Pepe. Está nos planos do empresário para março do ano que vem o início da construção de mais um edifício, também ecumênico, esse um pouco menor, com seis andares, na Praia Grande, também no Litoral Sul, com previsão de abertura até 2017 e 6 milhões de reais de investimento.

Apesar de alguma relutância da população no início, o Memorial Necrópole Ecumênica se provou uma boa aposta. Os preços partem de 26 000 reais (com velório e gaveta para um corpo e cinco ossadas), no pacote preventivo, a 51 000 reais, no plano premium. O serviço vip inclui uma réplica do caixão usado pela ex-primeira-dama argentina Evita Perón, processo de embalsamamento que preserva o corpo por mais tempo e transporte em uma limusine de 8 metros de comprimento. Por mês, são realizados 100 velórios, que podem ser acompanhados pela internet. Uma de suas empresas, a Brilho Infinito, oferece ainda a possibilidade de criar um diamante com fios de cabelo do falecido. A joia sai por no mínimo 3 500 reais. “Pepe é um inovador”, elogia José Elias Flores Júnior, presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. “Faz tudo com muita qualidade.”

crematorio010
Pet Memorial: crematório de animais em São Bernardo do Campo (Foto: Ivan Storti)

+ Furtos ameaçam patrimônio histórico do Cemitério da Consolação

O edifício santista guarda os restos mortais de diversas personalidades da região. Foram sepultados no endereço, por exemplo, o cantor Chorão e o baixista Champignon, da banda Charlie Brown Jr. Pelé, que conquistou o mundo a partir da cidade, é um dos melhores amigos de seu Pepe. Os dois frequentam a casa um do outro, viajam juntos e atuaram como sócios em uma escolinha de futebol, desativada há pouco tempo. Durante a internação recente do rei do futebol para tratar uma infecção urinária no Hospital Albert Einstein, na capital, o empresário trocou mensagens por celular com ele. Pepe deu de presente a Pelé e sua família um espaço no memorial. Ali repousa desde 1996 Dondinho, o pai do craque. O local no 9º andar tem vista para a Vila Belmiro, o campo do Peixe. Quando os santistas fanáticos ficaram sabendo do negócio, compraram todos os túmulos ao redor em poucos dias.

Pepe Altstut e Pelé
Com Pelé: amizade e parceria nos negócios (Foto: Ivan Storti)

Em São Bernardo do Campo, Pepe criou em 1990 o Pet Memorial, um crematório de animais de estimação. A ideia veio com o envelhecimento de sua cadela, a Puppy. Queria um destino digno para a mascote quando ela morresse. Ali, também existem poucas referências à morte, com espaço arborizado e tranquilo. Alguns donos optam até por velório, no qual se despedem do bichinho colocado em um pequeno caixão.

Uma gruta guarda as cinzas para quem não quis levar para casa as urnas (de diversos tipos, desde modelo que dissolve na água até enfeitado com estátua personalizada), rodeadas por brinquedos, fotos, cobertores e até ração. Os cachorros se mostram a paixão de Pepe. Hoje, cuida de três: a mini-poodle Loly, de 12 anos, a lhasa apso Pietá, de 2, e a pastora-de-shetland Keity, de 6 meses. Elas se revezam em ir trabalhar com o dono no escritório, inclusive assistindo a reuniões.

+ Sósias de famosos recebem o público em cemitério carioca

Os negócios de Pepe incluem uma construtora e dois hoteis. Para se locomover no caso de distâncias maiores, usa seu helicóptero. Pai de dois filhos, que trabalham com ele, é casado há cinco décadas com a dona de casa Elena. Diariamente, malha por duas horas em uma academia particular. Patrocina 150 atletas, como ciclistas e boxeadores. Nas horas vagas, também curte passear com uma de suas lanchas. A maior delas, uma Carbrasmar de 74 pés, é avaliada em 1,5 milhão de reais. Para quem ganhou a vida com cemitérios, seria de esperar que tratasse do tema com naturalidade. Seu Pepe, porém, mostra desconforto ao f alar sobre a morte, principalmente a sua. Depois de alguma relutância, acaba contando que possui um espaço reservado no 7º andar do memorial. “Achei bonita a vista”, justifica.

IMPÉRIO DIVERSIFICADO

Alguns dos investimentos do argentino, que emprega 500 funcionários

- Brilho Infinito: empresa que produz diamantes a partir de fios de cabelo ou de pelos de mascotes

- Cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumêmica, em Santos: com capacidade para 20 000 jazigos suspensos, tem luxuosas salas de velórios e recebe shows abertos

- Crematório: fundado em 1999, como o primeiro de iniciativa privada do país

- Delc Construtora: entregou mais de quarenta prédios

- Pet Memorial, em São Bernardo do Campo: o crematório de animais atende cerca de 600 bichos por mês

- Pousada da Condessa, em Paraty, no Rio de Janeiro: tem área de cerca de 10 000 metros quadrados

- Wembley Inn Hotel, em Ubatuba: o local conta com setenta quartos

Fonte: VEJA SÃO PAULO