Transporte

São Paulo ganha mais 7 km de faixas para ônibus nesta segunda (28)

Avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Casa Verde e Rangel Pestana estão entre as vias contempladas 

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM

Bicicleta na cidade
Faixa exclusiva: caminho livre para o transporte público em mais 7 Km de vias (Foto: Alessandro Shinoda)

A operação Dá Licença para o Ônibus, parceria entre a CET e a SPTrans, inaugura novas faixas exclusivas para o transporte coletivo em vias das Zonas Norte, Sul e central.

A maior delas tem 5,2 km e foi implantada nos dois sentidos da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, região do Jabaquara, na Zona Sul. O trecho aplicado está entre as avenidas Engenheiro George Corbisier e Assembleia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. 

+ Testamos as faixas exclusivas de ônibus. Saiba o resultado

Na Zona Norte, são 700 metros de faixa exclusiva para ônibus no sentido centro da Avenida Casa Verde, entre a Avenida Professor Celestino Bourroul e a Rua Dom Amaral Mousinho e na Rua Dom Amaral Mousinho, entre a Av. Casa Verde e a Praça Delegado Amoroso Neto. Os horários e dias de funcionamento são os mesmo do trecho sul.

A região central recebe o terceiro trecho de faixa exclusiva na chamada rótula do centro. Com extensão de 1,1 km, a passagem percorre Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi e Avenida Rangel Pestana, até o Parque Dom Pedro II. Funcionará duas horas a mais que as demais, das 6h às 22h, de segunda a sexta e, aos sábados, das 6h às 14h.

+ Mapa interativo: conheça as fiaxas de ônibus da cidade

Segunda a CET, as ciclofaixas de lazer que passam por alguma dessas vias não serão alteradas porque funcionam somente aos domingos. No total, 257 placas de trânsito e 3 415 metros quadrados de sinalização horizontal alertam os motoristas sobre as mudanças. Após a implementação dos 7 km previstos, serão ao todo 243,4 km de faixas exclusivas.

Fonte: VEJA SÃO PAULO