CLIMA

Nível de água no Cantareira segue estável pelo terceiro dia seguido

Sem as cotas do volume morto, reservatórios atingem 47,5% da capacidade

Por: Estadão Conteúdo

Sistema Cantareira
Represa Jaguari, do Sistema Cantareira: risco de fechar o ano com 6,7% de água (Foto: Folhapress)

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira permanece inalterado em 76,8% neste domingo (17) pelo terceiro dia seguido, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). O índice considera a cota de água armazenada no chamado volume morto. Sem considerar o volume morto, o indicador também não sofreu alteração, seguindo em 47,5%. A média histórica de chuvas para meses de julho no Cantareira é de 49,8 mm.

+ Fique por dentro das últimas notícias da cidade

O sistema abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul. O Cantareira ainda atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Já no Sistema Alto Cotia houve elevação, de 0,4 ponto porcentual, para 99,5% neste domingo, assim como no Guarapiranga, de 0,2 ponto (88,1%), enquanto nos demais houve recuo no volume de água armazenada. No Alto Tietê, houve declínio de 0,1 ponto porcentual, para 45,8%; e declínio de 0,6 ponto no Sistema Rio Claro, para 92,9% entre ontem (16) e hoje (17). No Rio Grande a variação negativa foi de 0,2 ponto (80,2%).

Fonte: VEJA SÃO PAULO