Compras

Museus e galerias que têm boas lojas de suvenires

O Instituto Tomie Ohtake e as unidades do Sesc estão entre os que oferecem boas alternativas para lembrancinhas

Por: Livia Deodato - Atualizado em

Loja MAM
Entre os produtos da loja do MAM está a agenda de 2013 estilizada por Adriana Varejão (Foto: Divulgação)

Os espaços destinados às artes também surpreendem por suas lojas de suvenir, os desejados presentinhos para se levar de recordação. Saiba onde encontrar suvenires originais, descolados, livros sobre história da arte e afins:

Instituto Tomie Ohtake

Loja Tomie Ohtake
Loja do Tomie Ohtake: belos livros sobre a história da arte (Foto: Divulgação)

Lá tem desde artigos de papelaria até catálogos das exposições em cartaz, assim como belos livros sobre a história da arte.

MAM

Loja suvenir MAM - Agenda MAM 2013
Agenda MAM 2013, criação de Adriana Varejão (Foto: Divulgação)

A loja do MAM só contabiliza pontos positivos, não bastassem os atrativos do Parque do Ibirapuera ao redor e do museu em si. O hit da estação promete ser a agenda de 2013 criada pela artista plástica Adriana Varejão.

Masp

Masp
Masp, na Avenida Paulista (Foto: Divulgação)

Daria para esperar mais de uma loja de suvenir do museu de maior repercussão da cidade. Mas ainda assim oferece bons livros de referência nas artes visuais.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Lojinha do Museu MIS
A livraria da Imprensa Oficial, localizada no MIS, oferece mais de 600 títulos (Foto: Divulgação)

Com mais de 600 títulos, a livraria da Imprensa Oficial, localizada no MIS, abriga todo o catálogo da editora, incluindo as inúmeras publicações feitas pelo próprio MIS que trazem os catálogos das exposições e abrangem temas como cinema e fotografia.

Instituto Moreira Salles (IMS)

Loja Instituto Moreira Salles IMS
Loja do Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Foto: Divulgação)

Há duas unidades: uma em Higienópolis e outra no Conjunto Nacional, chamada Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura. É possível encontrar todas as publicações lançadas pelo IMS, além de catálogos de exposições, livros de arte, as revistas ZUM (de fotografia contemporânea) e serrote (de ensaios). Também estão à venda fotos do acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles e produtos de bom gosto, como agenda, calendário, canecas, blocos, pôsteres, cadernos e até envelopes.

Pinacoteca do Estado

Loja Pinacoteca
A loja Pinacoteca é a cereja do bolo (Foto: Divulgação)

A loja da Pinacoteca é a cereja do bolo do edifício histórico, que por si só merece visitação. Postais, livros de arte e artigos de papelaria estão à disposição.

Lojas de todas as unidades do Sesc

Loja de suvenir - Sesc Belenzinho
Loja do Sesc Belenzinho: os produtos culturais estão com descontos especiais (Foto: Divulgação)

Se você procura por um acervo de obras nacionais contemporâneas, principalmente, a melhor opção são as unidades do Sesc. Exposições que já passaram por lá, assim como os processos de criação de espetáculos, CDs com trilhas sonoras etc.: tudo está lá. Neste final de ano, os produtos culturais dos Sescs de São Paulo estão com descontos especiais (no site, inclusive). Entre as opções de presentes, destaque para livros, CDs e DVDs das áreas de artes cênicas, filosofia, fotografia, música popular e erudita.

Cartel 011

Bolsa canga Cartel 011
A bolsa-canga Marmade, vendida com exclusividade na loja pop up da Cartel 011 (Foto: Divulgação)

A galeria não só oferece produtos incríveis na loja pop up de acessórios, como a bolsa-canga acima, como também tem galeria de arte, loja de roupas e design, restaurante, bar, balada, um espaço para coworking, showroom e até salão de beleza.

Fonte: VEJA SÃO PAULO