Saúde

Mulher descobre gravidez dois dias antes do nascimento do bebê

Com 140 quilos, a professora Vanessa Nascimento, de Jundiaí, achava que as dores eram decorrentes do excesso de peso

Por: Veja São Paulo

Vanessa Nascimento - grávida
Dois testes de gravidez deram negativo para Vanessa (Foto: Divulgação/HU Jundiaí)

A professora Vanessa Nascimento, de 35 anos, sempre foi gordinha. O excesso de peso, porém, transformou-se em obesidade e ela começou o ano de 2014 pesando 100 quilos. Preocupada, passou a fazer academia e controlar a alimentação. Mesmo assim, não conseguia emagrecer, pelo contrário - engordou 40 quilos entre fevereiro e outubro. O motivo: Vanessa estava grávida e não sabia. Descobriu na última quarta (29). Hoje (31), nasceu Arthur no Hospital Universitário de Jundiaí, interior de São Paulo. 

"Parei de tomar anticoncepcional por um tempo. Até abril, não sentia nada, mas minha menstruação já não vinha mais. Fiz dois testes de farmácia que deram negativo", conta ela, que já é mãe de Isabelle, de 18 anos. Quando a primeira filha ainda era criança, Vanessa tentou engravidar novamente e perdeu o bebê. "Os médicos diziam que seria muito difícil ter uma gravidez saudável por causa do meu peso. Achei que nunca mais teria o segundo filho que tanto queria". 

+ Filho de Jô Soares morre no Rio de Janeiro

Ao longo dos meses, porém, a professora começou a ter muitas dores no braço. Em junho, quando já estava com cinco meses de gravidez e nem desconfiava, começou a fazer tratamento com corticóide. A substância é conhecida por causar inchaço e aumento de peso. "Foi quando eu comecei a engordar ainda mais", diz. O marido, Luciano Nascimento, de 40 anos, também não desconfiava de nada. As dores constantes na barriga eram tratadas como sintomas da obesidade. 

Somente em agosto Vanessa decidiu marcar um ginecologista - pelo SUS, só conseguiu a consulta para o dia 29 de outubro, quarta-feira passada. "Ele disse que minha barriga estava estranha, muito alta. Quando ouvimos o batimento do coração do bebê, não acreditei. Fiz o teste e estava com 37 semanas". Hoje, a professora assume que foi displicente e deveria ter feito um exame de sangue mais cedo.

+ Roger Abdelmassih é processado pelo filho

O pequeno Arthur nasceu com 2,8 quilos e 49 centímetros na madrugada desta sexta (31), menos de 48 horas depois da descoberta da gravidez. "Meu marido ainda não acredita. Foi um milagre. Ele nasceu perfeito", comemora a mãe. 

Agora, o casal vai precisar abrir espaço em casa para o novo membro da família - uma reforma está sendo planejada para acomodar o berço. No Hospital Universitário de Jundiaí, não param de chegar presentes e itens de enxoval para o garoto. De hoje em diante, Vanessa diz que tomará mais cuidado com a saúde. "Vou deixar de ser sedentária e me cuidar mais. Agora tenho um recém-nascido que depende de mim". 

Vanessa Nascimento - grávida
O casal já tem uma filha de 18 anos (Foto: Divulgação/HU Jundiaí)

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO